Aumenta para 1,13 a taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil

Rt brasileiro estava em 1,07 no relatório divulgado na semana passada, e em 0,99 na anterior. Quando a taxa de contágio está acima de 1, indica que a Covid-19 avança sem controle no país

Transmissão Covid-19 | Reprodução-FreePic
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil segue em alta, subindo para 1,13, segundo levantamento do Imperial College de Londres, atualizado nesta terça-feira (22). O índice atual estimado pela universidade britânica significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 113.

O Rt brasileiro estava em 1,07 no relatório divulgado na semana passada, e em 0,99 na anterior. Quando a taxa de contágio está acima de 1, indica que a Covid-19 avança sem controle no país.

Dentro da margem de erro calculada pela universidade britânica, o índice atual pode variar de 1,0 a 1,16.

Levantamento mostra transmissibilidade da Covid-19. (Foto: Reprodução-FreePic)

O Imperial College também projeta que o Brasil deve registrar 16.300 óbitos pela doença nesta semana, um aumento em relação à anterior, quando foram contabilizadas 14.264 mortes provocadas pelo coronavírus.

A taxa de transmissão é uma das principais referências para acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país. No entanto, especialistas costumam ponderar que é preciso acompanhá-la por um período prolongado de tempo para avaliar cenários e tendências, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus, que chega a 14 dias.

Por ser uma média nacional, a taxa também não indica que a doença esteja avançando ou retrocedendo da mesma forma nas diversas cidades, estados e regiões do Brasil. Além disso, a universidade britânica pondera que a precisão das projeções varia de acordo com a qualidade da vigilância e dos relatórios de cada país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES