Avião com 2 milhões de doses de vacina da Índia chega ao Brasil

Na Fiocruz, as vacinas também serão etiquetadas com informações em português

Vacina da India | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O carregamento com dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou ao Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira (22), depois que o governo indiano autorizou as exportações comerciais do imunizantes.

As doses chegaram ao estado por volta das 22h em um avião da companhia aérea Azul, responsável por fazer o transporte de São Paulo até o Rio de Janeiro. 

Depois de serem descarregados, os imunizantes serão levados em caminhões escoltados por policiais federais à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde os líquidos passarão por análises de segurança – uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvis).

SÃO PAULO

O avião da Emirates com 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, vindo da Índia, pousou no aeroporto de Guarulhos (SP) na tarde desta sexta-feira (22).. As vacinas foram produzidas pelo laboratório indiano Serum.

A carga foi recebida pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello, pelo chanceler Ernesto Araújo e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Segundo Pazuello, a cidade de Manaus terá prioridade na primeira carga de vacinas. "Damos prioridade nesse momento para o estado do Amazonas, principalmente, a capital Manaus que vive uma situação mais crítica no nosso país. E essa prioridade fica evidente a partir de um acordo com os governadores, onde 5% dessa primeira carga ela vai ser destinada aonde está o maior risco do país, que está em Manaus".

Após os trâmites alfandegários, a carga segue em aeronave da empresa Azul ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. 

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou o Twitter para agradecer ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pela liberação da exportação das vacinas. "O Brasil sente-se honrado em ter um grande parceiro para superar o obstáculo global. Obrigado por nos auxiliar com as exportações de vacinas da Índia para o Brasil", escreveu o presidente.

Avião com 2 milhões de doses de vacina da Índia chega ao Brasil

A carga era para ter chegado cinco dias atrás, no dia 17, mas a Índia não havia liberado o envio para o Brasil . A Índia havia apenas enviado remessas de vacinas gratuitas a países vizinhos. Agora, liberou as comerciais, e Brasil e Marrocos são os primeiros beneficiados. 

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os imunizantes estarão prontos para uso no sábado (23) à tarde, após checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem e etiquetagem. 

O governo indiano havia suspendido a exportação de doses até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização, no fim de semana passado.

No início desta semana, enviou carregamentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

O Brasil vinha enfrentando dificuldades para liberar a carga de 2 milhões de doses que comprou do Instituto Serum. Na quarta (20), o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, disse que não havia prazo para receber o carregamento, mas negou que problemas políticos e diplomáticos com a Índia tenham atrasado a entrega.

Avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chega a São Paulo  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES