Butantan recebe insumos para produzir 5 milhões de doses de CoronaVac

As doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan serão entregues a partir de junho aos estados e municípios

Processo de produção da vacina CoronaVac leva de 15 a 20 dias | Tânia Rêgo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Chegaram a São Paulo na tarde desta terça-feira (25), mais 3 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para produção da CoronaVac, pelo Instituto Butantan. Com o material, serão produzidas 5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. A distribuição para estados e municípios ocorrerá em meados de junho. 

As entregas de IFA estão sendo feitas desde o final de 2020, matéria-prima que rendeu 3,8 milhões de doses. Em fevereiro, foi feita a entrega de 11 mil litros, em março, 8,2 mil litros de insumos e, em abril, 3 mil litros.

Processo de produção da CoronaVac dura entre 15 e 20 dias | FOTO: Tania Rego/Agência Brasil 

O Instituto Butantan é responsável pelo envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade dos insumos enviados pela biofarmacêutica Sinovac. De acordo com o governo paulista, todo o processo dura, em média, de 15 a 20 dias. Depois de prontas, as doses são entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Ao todo, o instituto entregou 47,2 milhões de doses ao PNI. Segundo o Butantan, o montante cumpre o primeiro contrato de 46 milhões de vacinas, assinado em 7 de janeiro com o Ministério da Saúde. O segundo contrato prevê a entrega de 54 milhões de doses. 

O órgão espera finalizar em setembro a obra de uma nova fábrica, o que permitirá, a partir de dezembro, a produção integral no Brasil, sem que seja necessário importar matéria-prima. A capacidade será de 100 milhões de doses por ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES