Cai número de internações por Covid-19 em leitos do Piauí; confira!

Mesmo entrando na quinta semana de reabertura econômica, Piauí consegue reduzir o avanço do novo coronavírus.

Leitos no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Saúde do Piauí divulgou os números do painel Covid-19 e avaliou que houve uma melhora significativa nos dados sobre a propagação da doença no estado. O índice de ocupação em todos os três tipos de leitos (UTI, clínicos e de estabilização) caiu na última semana, e indica uma tendência de mais queda. 

Ontem, 3 de agosto, havia 411 pessoas internadas em leitos clínicos para tratamento de Covid. 

É o menor número desde o dia 23 de julho, quando 557 doentes ocupavam esse tipo de leito nos hospitais do Estado. E está bem distante do pico, registrado no dia 7 de julho, quando 580 infectados ocupavam os leitos da rede pública. Ou seja, entre 7 de julho e 3 de agosto, a taxa de ocupação dos leitos clínicos caiu 29%.

Além disso, o percentual da ocupação dos leitos clínicos por pacientes com Covid-19 também vem caindo. Do total de 1.028 leitos clínicos disponíveis no Piauí em 7 de julho, 54% estavam ocupados. Ontem, dia 3, o índice havia caído para 41,8%.

Em relação aos leitos de estabilização, onde os pacientes ficam temporiamente até serem transferidos para a UTI, a diferença entre o pico (dia 07 de julho, com 27 internações) para o dia 3 de agosto (com 17 internações) foi de quase 40%. Já a taxa de ocupação desse tipo de leito era de 37% em 7 de julho e agora está em 23,3%.

Por fim, os leitos de UTI, que atendem os pacientes mais graves, tiveram uma redução de 330 internados (o pico até agora), no dia 7 de maio, para 279 no mesmo período, uma queda de 15%. Em relação à ocupação dos leitos, a comparação está a seguinte: em 7 de maio, 77% dos leitos de terapia intensiva estavam sendo usados por pacientes com Covid-19. Ontem, dia 3 de agosto, o índice de ocupação era de 60,9%.

A redução na taxa de ocupação dos leitos é um dos critérios exigidos pelas autoridades sanitárias de todo o mundo, entre elas a Organização Mundial de Saúde (OMS), para que os governos estaduais e locais comecem a flexibilizar as regras de confinamento. Amparado por técnicos da Secretaria de Saúde e em sintonia com o Consórcio Nordeste, o Governo do Piauí tem sido bastante cauteloso nas medidas em relação ao Covid-19.

Somente após muitas reuniões e baseados em estudos científicos, o governador Wellington Dias autorizou a execução do Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas – o Pro Piauí. Graças a eles, a reabertura dos setores do estado tem sido feita de forma gradual e cautelosa, permitindo segurança sanitária à população, ao mesmo tempo em que permite a geração de renda às empresas, após quatro meses com os negócios parados.

Cai número de internações por Covid-19 no Piauí

Taxa de ocupação de leitos clínicos

7 de julho (pico) – 54%

3 de agosto – 41,8%

Taxa de ocupação de leitos de estabilização

7 de julho (pico) – 37%

3 de agosto – 23,3%

Taxa de ocupação de leitos de UTI

7 de maio (pico) – 77%

3 de agosto – 60,9%



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES