Câmara de Teresina aprova antecipação do feriado de Corpus Christi

Feriado foi antecipado para esta sexta-feira, 29 de maio e visa reduzir a infecção

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em mais uma medida para evitar a disseminação da Covid-19, a Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta quarta-feira, 27 de maio, a antecipação do feriado de Corpus Christi, celebrado oficialmente no dia 11 de junho, para a próxima sexta-feira, 29 de maio. Esta é a terceira semana seguida em que o líder municipal solicita a antecipação de feriados. 

"O prefeito Firmino Filho tem tomado essas medidas de antecipar os feriados com base em estudos que são feitos. Não é da cabeça dele. É algo comprovado que funciona. O crescimento do isolamento impediu que a contaminação aumentasse na cidade", disse a líder do prefeito na CMT, a vereadora Graça Amorim.

Reprodução

A ação visa reduzir a taxa de infecção, que continua em alta. De acordo com a sexta rodada da pesquisa sorológica, o R0 passou de 1,62 para 1,89. Ou seja, isto significa indicar que cada infectado transmite para quase 2 pessoas a doença. O ideal é que o R0 fica em 1 ou abaixo de 1 para reduzir o aumento exponencial da curva de contágio.

“Em relação ao R0 continuamos em crescimento passando de 1,62 a 1,89. Basicamente o tipo de testes que estamos utilizando é o que busca detectar os anticorpos; o IGG basicamente diz que a doença já existiu atrás, então eventualmente quem tem IGG já foi tanto tempo atrás que não está teoricamente transmitindo a doença. Já a presença do IGM indica que a doença está na fase ativa. Nas primeiras pesquisas, os testes não conseguiam distinguir o IGG do IGM. Daquele total que estimamos, em torno de 29 mil pessoas não são mais infectantes; a perspectiva é que tenhamos 19.833 pessoas infectantes, estas estão com infecção recente”, disse Firmino Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES