Em mais uma medida para evitar a disseminação da Covid-19, a Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta quarta-feira, 27 de maio, a antecipação do feriado de Corpus Christi, celebrado oficialmente no dia 11 de junho, para a próxima sexta-feira, 29 de maio. Esta é a terceira semana seguida em que o líder municipal solicita a antecipação de feriados. 

"O prefeito Firmino Filho tem tomado essas medidas de antecipar os feriados com base em estudos que são feitos. Não é da cabeça dele. É algo comprovado que funciona. O crescimento do isolamento impediu que a contaminação aumentasse na cidade", disse a líder do prefeito na CMT, a vereadora Graça Amorim.

ReproduçãoReprodução

A ação visa reduzir a taxa de infecção, que continua em alta. De acordo com a sexta rodada da pesquisa sorológica, o R0 passou de 1,62 para 1,89. Ou seja, isto significa indicar que cada infectado transmite para quase 2 pessoas a doença. O ideal é que o R0 fica em 1 ou abaixo de 1 para reduzir o aumento exponencial da curva de contágio.

“Em relação ao R0 continuamos em crescimento passando de 1,62 a 1,89. Basicamente o tipo de testes que estamos utilizando é o que busca detectar os anticorpos; o IGG basicamente diz que a doença já existiu atrás, então eventualmente quem tem IGG já foi tanto tempo atrás que não está teoricamente transmitindo a doença. Já a presença do IGM indica que a doença está na fase ativa. Nas primeiras pesquisas, os testes não conseguiam distinguir o IGG do IGM. Daquele total que estimamos, em torno de 29 mil pessoas não são mais infectantes; a perspectiva é que tenhamos 19.833 pessoas infectantes, estas estão com infecção recente”, disse Firmino Filho.