Carlos Alberto Chaves, ex-secretário de Saúde do Rio morre vítima de Covid

Chaves estava internado no Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins de Vasconcellos.

Secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, durante coletiva | Foto: Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Carlos Alberto Chaves morreu nesta sexta-feira (20) vítima da Covid-19. Ele foi o quarto gestor da pasta desde o início da pandemia, ficando à frente da Saúde estadual entre setembro de 2020 e maio deste ano.

O ex-chefe da pasta estava internado no Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins de Vasconcellos, Zona Norte. Chaves chegou a informar a jornalistas, em 12 de julho deste ano, por aplicativo de mensagens, que havia testado positivo para Covid.Secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, durante coletiva./ Foto: Reprodução/TV Globo

Acrescentou, ainda, que estava em isolamento e sendo supervisionado no Marcílio Dias.

A TV Globo apurou que o Palácio Guanabara irá decretar luto oficial de três dias pela morte de Chaves. Em nota de pesar, o governador Cláudio Castro afirmou que Chaves era "incansável na luta por salvar vidas no meio desta pandemia".

"Assim foi a passagem do médico Carlos Albertos Chaves à frente da Secretaria de Saúde. Por isso, hoje é um dia extremamente triste, não só para familiares e amigos, mas para toda a população do estado do Rio de Janeiro, que se despede de um dos homens que mais lutou pela chegada e distribuição da vacina", diz o texto atribuído a Castro.

A nota também elogia a inteligência de Chaves, classificando o ex-secretário como uma pessoa direta e extremamente humana em suas relações (veja a íntegra ao fim do texto).

Nomeação e saída

Chaves foi nomeado para a secretaria em 25 de setembro do ano passado por Cláudio Castro, quando este ainda era governador em exercício. Após oito meses como chefe da Saúde, o ex-secretário seria sucedido por Alexandre Chieppe – o atual secretário.

Depois que deixou o posto de secretário, Chaves passou a coordenar a captação de órgãos para transplantes no estado, até a data em que testou positivo para a doença.

Na mensagem enviada a jornalistas, o ex-secretário também disse que iria cumprir "todo o protocolo previsto pelo Ministério da Saúde", inclusive o isolamento social de 14 dias.

Antes da secretaria, Chaves trabalhou no Ministério Público estadual, coordenando o Grupo de Apoio Técnico Especializado. Foram quase dez anos no órgão.

A chegada ao governo estadual ocorreu depois de sucessivas denúncias de corrupção na Saúde, que acabaram levando à destituição do ex-governador Wilson Witzel.

Amigos afirmaram ao G1 que Chaves era apaixonado por Beatles e foi um dos fundadores do Cavern Clube do Rio, na Lapa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES