A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que monitora 10 casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão. No entanto, é importante ressaltar que os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos quando divulgados pelo Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Até o momento, não há casos confirmados do Covid-19 no Maranhão. 

Casos suspeitos do novo coronavírus sobem para 10 no Maranhão - Imagem 1

Dos 10 casos suspeitos, cinco foram registrados nesta sexta. O primeiro está em Imperatriz e se trata de um homem, de 21 anos, com histórico de viagem para a Alemanha. Os outros quatro foram registrados em São Luís. São eles:

Homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo

Mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica

Mulher de 64 anos, contato com suspeito de Covid-19

Homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) informou que realiza o monitoramento dos casos. Todos foram orientadas e seguem em isolamento domiciliar por não apresentarem gravidade no quadro clínico.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) já encaminhou amostras coletadas dos cinco novos casos para análise do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, em Belém (PA), para confirmação ou descarte da suspeita.

Outros 10 casos suspeitos do novo coronavírus já foram descartados. Abaixo, a lista completa dos casos suspeitos monitorados no MA:

Homem, de 46 anos, procedente de Milão (Itália)

Mulher, de 47 anos, contato com suspeito de COVID-1

Adolescente, de 15 anos, procedente de Santa Bárbara, cidade da Califórnia (EUA)

Mulher, de 63 anos, procedente de Nazaré, Fátima e Óbidos (Portugal)

Criança, de 4 anos, histórico de viagem para Miami e Orlando (EUA)

Homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo

Mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica

Mulher de 64 anos, contato com suspeito de COVID-19

Homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque

Homem, de 21 anos, histórico de viagem para a Alemanha

Por meio de nota, a SES afirmou que a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está preparada e com protocolos de atendimentos definidos para o enfrentamento do COVID-19. O Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus foi elaborado para responder às necessidades locais para o enfrentamento da doença, caso haja introdução do vírus no estado.

Já o governador Flávio Dino fez um pronunciamento tranquilizando os maranhenses a respeito dos casos suspeitos do novo coronavírus. De acordo com Dino, o estado está articulado com o Ministério da Saúde, seguindo as orientações de prevenção e contenção da doença.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.