Cientistas investigam coronavírus de origem canina transmissível a humanos

Se confirmado como um patógeno, pode representar o oitavo coronavírus único conhecido por causar doenças em humano

coronavírus | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores norte-americanos identificaram um novo coronavírus de origem canina. As amostras foram detectadas na Malásia, mas ainda se sabe pouco sobre o assunto, não é possível, por exemplo, afirmar se esse vírus pode se replicar no corpo, causar doenças ou ser transmitido entre pessoas.

Se confirmado como um patógeno, pode representar o oitavo coronavírus único conhecido por causar doenças em humanos.

Cientistas investigam coronavírus de origem canina (Foto: Unsplash)

De acordo com o La República, a pesquisa foi iniciativa do epidemiologista Gregory Gray, da Duke University. Entre 2017 e 2018, o especialista e sua equipe coletaram amostras da mucosa nasal de pacientes com pneumonias recorrentes em um hospital da Malásia. Oito deles apresentavam vestígios de coronavírus canino no trato respiratório superior.

O cientista chegou a pensar que se tratava de um erro e enviou as amostras para a virologista Anastasia Vlasova, uma especialista mundial em coronavírus animais da Ohio State University, que confirmou que era esse vírus.

“Nossas descobertas ressaltam a ameaça à saúde pública dos CoVs animais e a necessidade de conduzir uma melhor vigilância para eles”, destacam os cientistas em artigo acadêmico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES