Com 28 com Covid a bordo, casais saem de navio com surto e PF é acionada

No total, quase 60 passageiros estavam cumprindo isolamento na embarcação, que chegou a ancorar na Praia de Copacabana durante a virada do dia 31

navio | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São 28 os passageiros a bordo do navio MSC Preziosa, que atracou no Pier Mauá, na Zona Portuária do Rio, na manhã deste domingo, detectados com Covid-19. O número foi atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio, nesta tarde. Por sua vez, a empresa diz que "todos estão assintomáticos ou com sintomas leves" e foram testados. A embarcação chegou a ancorar na Praia de Copacabana durante a virada do dia 31, e seguiu para Búzios, na Região dos Lagos, antes de voltar à capital. A MSC informou que "os casos confirmados são desembarcados de forma segura para que retornem para casa ou fiquem em hotéis para o período de isolamento". Por volta das 13h30, os passageiros começaram a deixar o navio.

Navio está atracado em porto no Rio - Foto: Agencia O Globo

Segundo a nota da secretaria, os passageiros com casos positivos, se forem moradores do Rio e cidades próximas poderão cumprir isolamento em domicílio. Os de fora, serão isolados em hotéis específicos. Destacou ainda que o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do município vai monitorar os casos em residentes na cidade. A orientação é de uma quarentena de 14 dias.

Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entraram na embarcação. Às 11h20, uma equipe da Polícia Federal chegou para "acompanhar a situação" depois que dois casais conseguiram abandonar o navio antes do permitido pela empresa. O clima chegou a ficar tenso quando outros passageiros também tentaram sair da embarcação. Pouco depois, seguranças particulares foram colocados em frente ao navio.

A Anvisa informou, nesta tarde, que foram identificados dois tripulantes com teste positivo para Covid-19. Além dos tripulantes, testaram positivo 26 passageiros. " De acordo com as informações do diário de bordo, estão assintomáticos ou com sintomas leves. Todos os passageiros e tripulantes foram orientados a fazer a autoquarentena", diz a nota, acrescentando que "as autoridades identificaram os contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados de Covid-19. Todos os contactantes devem permanecer em isolamento após desembarque."

O piloto Pablo Feder contou que havia uma fila com prioridade pra deixar o navio. A MSC distribuiu pizza para os tripulantes. Muitos deles estavam irritados com a demora.

— Existe uma fila muito grande que está dando voltas dentro do navio. O pessoal da recepção disse que a prioridade é para idosos e pessoas com crianças. No entanto, não anunciaram nada nos altos falantes sobre poder deixar aqui — destacou.

O farmacêutico Fábio Carrilho contou que quem estava dentro do navio temia ter que ficar de quarentena no local. Ele disse que um áudio foi passado na embarcação orientado os passageiros a se isolarem em casa. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES