Com queda na ocupação, W.Dias aprova plano de desmobilização de leitos

O plano é rescindir gradativamente os contratos com hospitais privados onde há leitos contratados pelo governo.

Avalie a matéria:
Governador Wellington Dias | Ccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião ampliada realizada nesta quarta-feira (5), o Comitê de Operações Emergenciais para Covid-19 (COE), aprovou a deliberação de iniciar a desmobilização de leitos hospitalares criados emergencialmente para aumentar a oferta de vagas durante a pandemia. O plano é rescindir gradativamente os contratos com hospitais privados onde há leitos contratados pelo governo, compensando com novas vagas na rede pública de saúde. 

A medida se baseia na análise de diversos fatores, especialmente a queda no número de óbitos, reduções no índice de transmissibilidade e de ocupação de leitos hospitalares. Pelo cronograma elaborado pela equipe técnica, a desarticulação iniciará no próximo dia 12, desativando 10 leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos em um hospital particular da capital. 

Governo aprova plano de desmobilização de leitos / Divulgação

Dia 16 de agosto devem ser desativados 50% dos leitos do Hospital de Campanha do Verdão.  Na reunião, ficou acertado que o COE irá avaliar semanalmente a evolução do quadro provocado pelo novo coronavírus e pode rever decisões. "Se acontecer de alguma região registrar crescimento de transmissibilidade ou ocupação de leitos, este mesmo comitê científico pode suspender novas desativações e restabelecer contratos" ponderou o governador Wellington Dias. 

Na reunião, que envolveu representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário, polícias, Prefeitura de Teresina e diversas outras instituições, foi apresentado um panorama do enfrentamento à Covid-19 no Piauí. Entre 6 de abril e 3 de agosto, o número de leitos de UTI aumentou de 148 para 458 (209%). No mesmo período, os leitos de estabilização saíram de 26 para 73 (180%) e a quantidade de leitos clínicos passou de 723 para 984, um crescimento de 36%. Atualmente 61% dos leitos de UTI e 24% dos leitos de estabilização estão ocupados. 

Governo aprova plano de desmobilização de leitos / Divulgação

O mapa de risco epidemiológico, elaborado com base no índice de propagação do vírus e a capacidade de atendimento da rede hospitalar, aponta que 4 das 8 regiões de saúde, estão na faixa de risco médio (Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus); 3 regiões com risco médio-baixo (Parnaíba, Piripiri e São Raimundo Nonato) e 1 região com nível baixo (Oeiras). 

A taxa de transmissibilidade do coronavírus, que chegou a 2,95 em maio, reduziu para 0,74 em julho. O número de óbitos também vem caindo: 164 (semana 29), 143 (semana 30), 126 (semana 31) e 47 (semana 32 - ainda em andamento).

Outro ponto de destaque na estratégia de combate à Covid-19 é o programa Busca Ativa que intensificou o rastreamento a eventuais portadores da doença, com auxílio de equipes do Programa Saúde da Família. Em abril eram 2 municípios parceiros. Agora tem a adesão de 218 prefeituras.

"Parabenizo o Piauí que se destaca positivamente no cenário da pandemia, por todas as ações adotadas no enfrentamento ao coronavírus por meio do COE e da secretaria de Saúde, que não deixaram o estado entrar em colapso como estados vizinhos" destacou Carmelina Moura, procuradora-geral de justiça do Ministério Público Estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES