Comitê Científico Nordeste recomenda prevenção para evitar 3ª onda da Covid

Preocupação maior do grupo de especialistas é com a variante Delta

Comitê Científico Nordeste recomenda prevenção para evitar 3ª onda da Covid | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê Científico Nordeste recomendou esta semana aos governadores e prefeitos do Nordeste, por meio do Boletim 18, o fortalecimento de estratégias tradicionais de vigilância epidemiológica para reduzir e manter em níveis baixos a força da transmissão da Covid-19. O comitê demonstrou também preocupação com uma possível terceira onda da doença, com atenção em especial a variante Delta.

“É um fato muito preocupante, pois a Delta é responsável pelo grande aumento do número de casos em países da Europa e no México, por exemplo. Alguns especialistas anunciam que ela poderá provocar uma terceira onda no País, caso haja um grande relaxamento no isolamento social e a vacinação da população continue lenta”, diz o boletim.

O documento ressalta ainda que “as vacinas, apesar da sua alta eficácia na redução de casos graves e mortes, apenas bloqueiam parcialmente a transmissão deste vírus. Isto impõe que não se descarte a utilização das medidas não-farmacológicas, e em especial o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social e o controle do fluxo dos deslocamentos intra e interurbanos.

Entre as ações defendidas pelos cientistas e pesquisadores do Comitê Nordeste estão a busca ativa de não vacinados e faltantes da 2ª dose, a identificação  de casos na primeira fase  e monitoramento dos pacientes com teste positivo; Isolamento dos positivados e apoio social para eles; quarentena para os negativos; Estruturar e integrar as Unidades Básicas de Saúde; Incentivar o uso generalizado de máscara; Incrementar vigilância nas escolas; Intensificar fiscalização no transporte coletivo para as medidas sanitárias.

CONFIRA O BOLETIM

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste é coordenado pelo cientista Miguel Nicolelis e pelo físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende reunindo também diversas autoridades científicas brasileiras e de outros países, a exemplo da Itália, da Alemanha e da China, para discutir soluções na tentativa de frear a disseminação de casos da Covid-19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES