Comitê vai se reunir para decidir vacinação de adolescentes em Teresina

Gilberto Albuquerque, informou que será realizada uma reunião com o Comitê Gestor para definir o posicionamento da capital após a decisão do STF.

Avalie a matéria:
FMS | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidiu na terça-feira (21) que estados e municípios têm competência para decidir sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a covid-19. O ministro atendeu ao pedido de liminar de diversos partidos para retomada da imunização após a decisão do Ministério da Saúde de recomendar a suspensão da aplicação para essa faixa etária.

Em entrevista ao meionorte.com, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, informou que será realizada uma reunião com o Comitê Gestor para definir o posicionamento da capital após a decisão do STF.

“Nós estamos esperando uma reunião amanhã com o Comitê Gestor do município, eles vão definir o que a gente vai fazer. O STF disse que estado e município é quem define, então esse posicionamento vai depender do comitê gestor, por enquanto continuamos com a vacinação para adolescentes com comorbidades e deficientes permanentes”, informou. 

Presidente da Fundação Municipal de Saúde informou que posicionamento sairá após reunião - Foto: Reprodução

Lewandowski entendeu que a decisão da pasta não tem amparo em evidências acadêmicas e critérios estabelecidos por organizações e entidades internacionais e nacionais. O único imunizante autorizado para aplicação em adolescentes é o da Pfizer. 

“A aprovação do uso da vacina Comirnaty do fabricante Pfizer/Wyeth em adolescentes entre 12 e 18 anos, tenham eles comorbidades ou não, pela Anvisa e por agências congêneres da União Europeia, dos Estados Unidos, do Reino Unido, do Canadá e da Austrália, aliada às manifestações de importantes organizações da área médica, levam a crer que o Ministério da Saúde tomou uma decisão intempestiva e, aparentemente, equivocada, a qual, acaso mantida, pode promover indesejáveis retrocessos no combate à covid -19”, decidiu o ministro. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES