Coronavírus é encontrado até em esgotos e especialista alertam cuidados

De acordo com o levantamento, todas as dez estações de tratamento da região mais populosa do Rio de Janeiro registraram um aumento na concentração viral

Coronavírus é encontrado até em esgotos e especialista alertam cuidados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com máscaras jogadas em ruas e locais inapropriados, a contaminação do vírus Sars-Cov-2 foi parar nos esgotos. 

Uma pesquisa divulgada nesta semana, fruto de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), detectou que a concentração do vírus nos esgotos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro nunca esteve tão alta.

De acordo com o levantamento, todas as dez estações de tratamento da região mais populosa do estado registraram um aumento na concentração viral. O resultado da pesquisa é referente ao início do mês de junho.

Pesquisa detectou que a concentração do vírus nos esgotos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro nunca esteve tão alta.Foto: Uol

“Foram as maiores concentrações já medidas desde o início do monitoramento, considerando todos os pontos de coleta na região”, diz um trecho em reportagem na CNN.

Para o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, Miguel Fernández, altos índices de Covid-19 nos esgotos do Rio devem se refletir em um maior número de casos da doença.

O presidente disse, todavia, que a vacinação pode frear esse movimento: "Temos que observar agora o sistema de saúde do Rio de Janeiro. Se não tiver aumento nos casos de Covid-19, isso significa que a vacina está funcionando”, falou Fernández à CNN.

A recomendação é que as medidas de higiene continuem e que o descartes de máscaras e outros objetos infectados sejam feitos em locais apropriados. 

*Com informações da CNN.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES