Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Coronavírus: idosa de 83 anos é a 22ª morte registrada no Piauí

Um novo boletim divulgado pela SESAPI, na tarde desta terça-feira (28/04), informou que o estado têm 420 casos confirmados da Covid-19.

Coronavírus: idosa de 83 anos é a 22ª morte registrada no Piauí
|
Compartilhe

Atualizada às 14h30

A vigésima segunda morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi confirmada no Piauí. Uma idosa de 83 anos, natural da cidade de Canto do Buriti, com histórico de problemas cardíacos e hipertensão, morreu em Floriano, no Hospital Regional Tibério Nunes, na manhã dessa segunda-feira, 27 de abril. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde do município e pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI).

 Um novo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), na tarde desta terça-feira (28/04), informou que o estado têm 420 casos confirmados da Covid-19, com 4249 descartados. Foram registrados os primeiros casos da doença nos municípios de Barras, Corrente, Fartura do Piauí, Monsenhor Gil, Pio IX e Uruçuí. Com isso, o Piauí possui agora 50 municípios, com Canto do Buriti, que passam a ter casos confirmados do novo coronavírus.

Dos casos positivos, são 40 mulheres e  20 homens, com idades que variam de 12 anos  a 92 anos.

Correção de dados divulgados

O boletim epidemiológico da Sesapi, divulgado para a imprensa na noite desta segunda-feira (27), contava que o estado havia registrado 60 novos casos da Covid-19, saltando de 364 para 424 casos. No entanto, nas redes sociais, o número foi corrigido, sendo divulgado como 408 (imagem acima). 

O número também foi corrigido no Painel epidemiológico Covid-19-Piauí da Secretaria, plataforma com as principais informações relacionadas à doença no estado.  Em nota, a secretaria informou que ainda na noite de segunda-feira, a equipe do CIEVS entrou em contato com a secretaria municipal de saúde informando sobre o erro no sistema, sendo solicitado, na ocasião, um prazo para que o boletim fosse fornecido de forma correta. Agora, após o diagnóstico concluído, a Sesapi está emitindo um novo boletim com os dados analisados. 

O próprio ministro da Saúde, Nelson Teich, em rede nacional, comunicou que já havia acontecido esse problema no sistema durante toda a segunda.


Veja a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do CIEV´S (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) vem a público esclarecer sobre as informações do boletim epidemiológico Covid-19 do dia 27/04. Na segunda, dia 27 de abril, houve um problema nacional com o sistema onde são colocados os dados de resultados de exames. O sistema nacional GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial) apresentou duplicidade de dados nos casos registrados no município de São Raimundo Nonato, especificamente. 

Ainda na noite de segunda-feira, a equipe do CIEVS entrou em contato com a secretaria municipal de saúde informando sobre o erro no sistema, sendo solicitado, na ocasião, um prazo para que o boletim fosse fornecido de forma correta. Agora, após o diagnóstico concluído, a Sesapi está emitindo um novo boletim com os dados analisados. 

Na noite de ontem o próprio ministro da Saúde, Nelson Teich, em rede nacional, comunicou que já havia acontecido esse problema no sistema durante toda a segunda-feira, dia 27/04.  

Em relação ao município de Monsenhor Gil, é importante ressaltar que a Sesapi e o Ciev´s, apenas coletam dados que são repassados enquanto Centro de Informação. Esses dados são digitados pela fonte notificadora. Quando um exame é notificado por uma unidade de saúde ou por um laboratório, esses dados são de inteira responsabilidade dessas fontes notificadoras. 

Caso aconteça um erro nessa notificação, isso poderá ir para o banco de dados, podendo, na hora da coleta, o Ciev´s repassar essa informação. A Sesapi usa de muita cautela e cuidado para avaliar esses dados para que não aconteçam erros, trabalhando com transparência e responsabilidade, sempre tentando levar a informação correta para todos os piauienses. Neste sentido, o cuidado se redobra para evitar inconsistências nos dados apresentados.



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar