Coronavírus vive até 7 dias em temperatura ambiente, mostra estudo

Isso pode ajudar a determinar o nível de contaminação indireta, ou seja, por meio do contato com objetos infectados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas da Universidade de Hong Kong descobriram que o novo coronavírus tem uma alta sobrevida, de até 14 dias, quando submetido a baixas temperaturas, mas não consegue sobreviver se a coisa esquentar muito. Eles também concluíram em qual superfície o SARS-CoV-2, nome oficial do vírus, se mantém ativo por mais tempo. Se você está preocupado, é melhor desinfetar já máscaras cirúrgicas e utensílios de aço inoxidável. As informações são do UOL.

Como o coronavírus, causador da doença covid-19, está se espalhando de forma rápida, os pesquisadores chineses quiseram mensurar qual o grau de estabilidade do vírus em diferentes condições. Isso pode ajudar a determinar o nível de contaminação indireta, ou seja, por meio do contato com objetos infectados.

Primeiro, os pesquisadores da faculdade de Medicina da Escola de Saúde Pública da universidade testaram como o vírus se comporta em diferentes temperaturas. Descobriram que quanto mais quente fica o ambiente em que o vírus está, menores são suas chances de continuar ativo.

Submetido a 4ºC, o coronavírus ainda era detectado após um período de 14 dias. À temperatura ambiente, de 22ºC, a quantidade de vírus caiu, mas ainda assim era possível encontrá-lo após sete dias. Em um lugar a 37ºC, conseguiu perdurar por apenas um dia. Já à 56ºC, não passou de 30 minutos, enquanto à 70ºC, padeceu em 5 minutos.

Yahoo Notícias

Os chineses também testaram o tipo de superfície mais propício para o vírus. Em lenços de papel ou em papel para impressão, ele permanece facilmente por 30 minutos, mas já não é encontrado após 3 horas.

O SARS-CoV-2 não sobrevive em roupas por dois dias. Em utensílios de aço inoxidável, o coronavírus consegue se manter ativo por quatro dias, mas dificilmente chega a sete dias. Já máscaras cirúrgicas são abrigo para os vírus por ao menos sete dias.

A resistência do coronavírus também foi posta à prova depois de entrar em contato com água e sabão, etanol 70%, alvejante, os antissépticos iodopovidona, cloroxilenol e gluconato de clorexidina, e o desinfetante Cloreto de benzalcônio. Após cinco minutos de exposição, apenas o vírus submetido à água e sabão podia ser detectado. Sua sobrevida, no entanto, não chegou a 15 minutos.

É bom notar que o objetivo dos cientistas não era encontrar explicações para o grau de atividade do vírus nessas diferentes situações, apenas constatar como ele se comportava. Para detectar a presença do SARS-CoV-2, os pesquisadores usaram o teste PCR real time, o mesmo que laboratórios brasileiros estão empregando para identificar se um doente está ou não com covid-19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES