Covid-19: Após aumento de casos, Sesapi intensifica ações no Sul do PI

No fim de semana foram capacitadas as equipes dos municípios de Bom Jesus, Corrente, Avelino Lopes, Várzea Grande e São Raimundo Nonato.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atenta ao crescimento no número de casos de Covid-19 no sul do Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforçou as ações do Programa Busca Ativa nas cidades dessa região, como forma de frear o aumento das infecções pelo novo coronavírus.

No último fim de semana, foram capacitadas as equipes dos municípios de Bom Jesus, Corrente, Avelino Lopes, Várzea Grande e São Raimundo Nonato. “O Governo do Piauí e a Sesapi, percebendo que os casos naqueles territórios estavam elevando, imediatamente buscaram incrementar as equipes do Busca Ativa para que os casos positivos fossem isolados e todos os contatos testados, para, assim, ter um tratamento precoce e barrar o avanço da doença”, explica a coordenadora do programa e gerente de Atenção Básica da Sesapi, Dília Falcão. 

O Programa Busca Ativa, executado pela Sesapi em parceria com os municípios, está presente em 218 cidades piauienses e já conta com 230 equipes. Desde a implantação, foram realizados 80 mil testes rápidos, além de distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), a serem utilizados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família.

Foto - Divulgação

“Por meio de visitas, foram identificadas centenas de pessoas infectadas que não manifestavam sintomas e, por consequência, não tratavam a doença e ainda transmitiam para outros indivíduos e, com a ajuda das equipes, conseguimos isolá-las e evitar a propagação do vírus”, lembra a coordenadora.

O diagnóstico e o tratamento precoces da Covid-19 estão entre as principais estratégias adotadas pelo Governo do Piauí no enfrentamento à pandemia O Programa Busca Ativa ganhou projeção internacional e é referência no combate ao coronavírus.

“As ações do Programa Busca Ativa vem ajudando a aumentar as chances de cura, já que tratamos a doença em seu estágio inicial. Nosso intuito é implantar equipes em todos os municípios do Piauí, para que possamos enfrentar com mais força essa pandemia”, enfatiza do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Com informações do Governo do Estado do Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES