Covid-19 deixa surdo? Evidências apontam perda de audição e zumbido

Existem evidências de danos ao sistema auditivo após a contaminação pelo vírus SAR-CoV-2.

Covid-19 pode causar perda da audição | Lucrécio Arraisq
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Evidências apontam que pessoas que tiveram Covid-19 podem apresentar danos ao sistema auditivo, provocando perda da audição e zumbido. Foi o que comprovou um relatório do Manchester Biomedical Research Centre (BRC), no Reino Unido, depois do resultado de 24 estudos que analisaram a relação entre a covid-19 e problemas de audição. 

Os pesquisadores da BRC concluíram que, no geral, 7,6% dos pacientes pesquisados relataram terem sofrido de perda de audição e 14,8% tiveram zumbido após contraírem o coronavírus

Covid-19 pode causar perda da audição. Crédito: Lucrécio Arrais.Reforçando essa ideia, outro estudo, desta vez do British Tinnitus Association e da American Tinnitus Association, observou que um grande número de pessoas desenvolveu zumbido pela primeira vez ou percebeu que o problema aumentou. 40% dos pacientes que tiveram sintomas do coronavírus apresentaram simultaneamente piora do zumbido. 

Os dados apontam que o coronavírus pode causar perda de diferentes graus e tipos, podendo acometer um ou as duas orelhas. Além disso, o vírus pode afetar o sistema auditivo nervoso central, com impacto direto na qualidade de compreensão de fala. Os sinais de alterações auditivas podem surgir até 12 semanas após a melhora do paciente. E essa perda auditiva pode surgir de forma súbita, com sensação de orelha tampada e/ou zumbido repentino. 

Em termos de perda auditiva, pesquisa publicada no American Journal of Otolaryngology (EUA) investigou se portadores assintomáticos do coronavírus podiam ter prejuízos nas funções das células ciliadas da cóclea, responsáveis pela audição. Para isso, pesquisadores da South Valley University, no Egito, compararam a amplitude das Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes (EOAT) e os limiares da audiometria de tom puro entre pessoas com Covid-19, mas assintomáticas, e indivíduos não infectados. 

A fonoaudióloga Rafaella Cardoso explica que é preciso tomar cuidados preventivos. 

"Ao primeiro sinal de desconforto, é importante procurar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo o mais rápido possível, para uma avaliação audiológica completa, que inclui audiometria de altas frequências, audiometria vocal, imitanciometria e acufenometria. Esses exames vão orientar o especialista para um tratamento adequado", aconselha. 

Vacina contra a Covid-19 não causa surdez 

É importante também manter os cuidados de prevenção. A vacinação contra a Covid-19 é fundamental. Pesquisadores ligados ao Johns Hopkins Institute (Baltimore, EUA), avaliaram a relação entre vacinas contra a covid e a perda súbita da audição. 

Eles investigaram 147 casos de perda súbita temporária nos Estados Unidos entre pessoas que tomaram as vacinas da Pfizer ou da Moderna e concluíram: as vacinas não aumentam o risco para perda súbita da audição. “Não existe associação entre a aplicação de uma vacina de RNA mensageiro contra a SARS-CoV-2 e a perda auditiva súbita", explicaram esses cientistas à revista científica JAMA Otolaryngology-Head and Neck Surgery.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES