Covid-19: FMS abre agendamento para vacinação de pessoas com 38 anos

O agendamento começou às 16 horas. A FMS está abrindo agendamento também para gestantes, puérperas e trabalhadores da educação, mas a partir das 18 horas.

ery | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde abre nesta sexta-feira (30), o agendamento para a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da população de 38 anos e mais. O agendamento começa às 16 horas. A FMS está abrindo agendamento também para gestantes, puérperas e trabalhadores da educação, mas a partir das 18 horas.

O agendamento é feito pelo site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. Basta clicar na opção “agendamento público alvo”, escolher seu público e marcar a opção “Já tomei a 1ª dose e quero agendar a segunda”. No momento da vacinação, basta apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação com registro de aplicação da primeira dose em Teresina.

Além disso, serão também serão abertas, às 18 horas, vagas para segunda dose de todos os grupos com data marcada no cartão de vacinação até o dia 8 de agosto, seja o imunizante da pfizer, coronavac ou astrazeneca. Desta vez, o grupo da segunda dose engloba também as gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da vacina astrazeneca antes da suspensão determinada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a orientação do órgão, estas mulheres devem tomar a segunda dose com as vacinas coronavac ou pfizer, com escolha de acordo com a disponibilidade de doses. “No momento do agendamento, basta escolher uma sala que esteja aplicando uma dessas vacinas”, explica Emanuelle Dias, coordenadora da campanha.

FMS abre agendamento para vacinação de pessoas com 38 anos (Foto: Ascom/ PMT)

Ela ressalta que o agendamento de segunda dose deve ser feito por pessoas que têm o reforço marcado até o dia oito de agosto. “Teremos datas disponíveis para os dias 2 e 3 de agosto, mas quem tem segunda dose até o dia 8 pode agendar para algum desses dias, pois estará no limite estabelecido pelo Ministério da Saúde”, reforça. Ela informa que toda sexta-feira a FMS vai abrir agendamento para segunda dose, sempre com datas para a semana seguinte. “Portanto, quem tem segunda dose para depois do dia 8 deve esperar a próxima abertura de agendamento”, esclarece a coordenadora.

Já a vacinação para primeira dose será voltada para gestantes, puérperas e trabalhadores da educação, inclusive estagiários. O agendamento também é pelo site Vacina Já, na opção “agendamento público alvo”. No momento da imunização, é preciso apresentar os seguintes documentos: cartão de vacinação (se tiver), documento de identificação com foto e data de nascimento; CPF ou cartão nacional do SUS e um comprovante de endereço que comprove que a pessoa reside em Teresina, além de documentos específicos para cada grupo como:

Para trabalhadores da educação: Contracheque atual ou Contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral, expedido pelo estabelecimento de ensino onde o trabalhador atua, no município de Teresina;

Para estagiários da educação: Declaração da instituição de ensino de Teresina onde atua.

Para gestantes e puérperas: Prescrição médica (avaliação individualizada de risco benefício). Gestantes devem apresentar cartão de gestante ou laudo de profissional de saúde. Puérperas devem apresentar certidão ou declaração de nascimento do bebê.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES