Covid-19: Ivermectina tem sido o medicamento mais usado em Teresina

Dos medicamentos sem eficácia comprovada, o vermífugo vem sendo mais receitado que a hidroxicloroquina na luta contra o novo coronavírus

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sem uma droga específica para o combate ao novo coronavírus, o prefeito Firmino Filho (PSDB) negou que haja uma determinação contra o uso de medicamentos como hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina no  tratamento de pacientes com a Covid-19. De acordo com o líder municipal, os fármacos estão disponíveis na rede de saúde  e cabe ao médico que faz o atendimento receitá-los ou não.

Todas estas drogas estão à disposição dos médicos, azitromicina, a própria hidroxicloroquina, a Prefeitura na  realidade deixa as  alternativas para que os médicos façam sua opção”, disse.

Dos medicamentos sem eficácia comprovada, o vermífugo vem sendo mais receitado que a hidroxicloroquina

Inclusive, o prefeito foi tratado com ivermectina, quanto ao medicamento, ele indicou que houve uma falta pontual em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), esclarecendo que a situação já foi solucionada.

“Não existe nenhuma droga vedada, agora é o médico que tem autonomia de passar, obviamente se a droga não for reconhecida temos um termo de anuência do próprio paciente. Semana passada tivemos dificuldade em algumas  UBSs de algumas drogas como a ivermectina, mas foi algo pontual e já foi resolvido”, sinalizou.

O vermífugo está tendo a predileção de boa parte dos profissionais de saúde, fazendo com que a hidroxicloroquina perca espaço no receituário. O fato é que nenhuma das drogas tem comprovação científica atestada contra a Covid-19, mas são opções disponíveis na luta para a recuperação dos infectados.

“A hidroxicloroquina era muito utilizada no começo, hoje percebe-se que os médicos estão utilizando mais a ivermectina”, frisou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES