Covid-19: Ministério decide não recomendar quarta dose para população geral

A nota informativa assinada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 indica que a dose será aplicada somente às pessoas imunocomprometidas.

Aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 | Myke Sena/MS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde decidiu nesta sexta-feira (11) que não irá recomendar a quarta dose de vacinas contra a covid-19 para a população geral, incluindo aqueles com mais de 60 anos.

Segundo informações do portal GZH, a nota informativa assinada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 indica que a dose será aplicada somente às pessoas imunocomprometidas.

A definição ocorreu após uma reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19, que discutiu e analisou dados sobre a vacinação no país.

Quarta dose será destinada apenas para pessoas imunocomprometidas | FOTO: Myke Sena/MS   Segundo o documento divulgado, até o momento, considerando o que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como as informações existentes, "não existem subsídios robustos suficientes no Brasil para a recomendação de uma quarta dose para a população geral, exceto imunocomprometidos".

A nota também afirma que a Câmara considera necessária a existência de "dados mais robustos" sobre a efetividade das vacinas após a dose de reforço para, então, justificar a recomendação de uma quarta aplicação em idosos no Brasil.

Além disso, o documento da Secretaria aponta que é imprescindível evoluir na cobertura vacinal do esquema primário para todas as faixas etárias e na dose extra, e reitera que o monitoramento frequente das informações segue sendo realizado e que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 é "dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico, à situação epidemiológica, e à disponibilidade das vacinas" no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES