Covid-19: Paris e mais oito cidades francesas terão toque de recolher

A nova medida, que vai vigorar das 21h às 6h, passa a valer a partir deste sábado

Paris terá toque de recolher | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quarta-feira a imposição de um toque de recolher em Paris e em outras oito cidades para tentar controlar a transmissão da Covid-19. A nova medida, que vai vigorar das 21h às 6h, passa a valer a partir deste sábado. 

O toque de recolher irá durar inicialmente quatro semanas, segundo informou Macron, mas pode se estender a seis com a aprovação da Assembleia Nacional. A medida irá afetar a região de Île-de-France — que inclui Paris — e as cidades de Lyon, Lille, Rouen, Grenoble, Montpelier, Saint-Etienne, Toulose e Ayx-en-Provence. Ao todo, cerca de 20 milhões de pessoas — quase um terço da população do país — serão afetadas. Quem desrespeitar a nova restrição terá que pagar uma multa de € 135 (R$ 887).

— Estamos em uma segunda onda — afirmou Macron. — Temos que reagir.

O presidente também explicou que não haverá uma "proibição" de sair de casa entre 21h e 6h, mas que se trata de uma "limitação". Segundo ele, a população estará autorizada a sair em casos essenciais, como trabalho. Não haverá restrições nos transportes públicos, e os franceses podem viajar entre as regiões do país.

— O toque de recolher irá durar quatro semanas, e iremos ao Parlamento para estendê-lo até 1º de dezembro. Seis semanas é o tempo que acreditamos ser necessário — disse Macron.

Em Paris e outras cidades mais afetadas pelo vírus, bares e academias já haviam sido fechados, e foram implementados protocolos mais rígidos em restaurantes e shoppings. 

Agora, na prática, restaurantes, teatros e cinemas deverão fechar às 21h. Indiretamente, a nova medida tem como objetivo limitar reuniões privadas, onde as infecções se multiplicam.

— Não poderemos sair dos restaurantes depois das 21h, não poderemos ir à casa de amigos para comemorar, porque sabemos que é lá que ocorrem mais contaminações — disse o presidente francês.

Macron também afirmou que a pandemia é "preocupante", mas que o país "não perdeu o controle da situação". Ele ainda acrescentou que decretar uma nova quarentena nacional seria desproporcional, apesar do aumento dos casos.

— A mensagem que eu quero passar nesta noite é que preciso de cada um de vocês, precisamos uns dos outros para achar soluções. Sairemos desta mais fortes, porque estamos unidos — disse ele.

Nesta quarta-feira, foram registrados mais 22.591 casos do novo coronavírus na França, a terceira vez em seis dias em que o número de novas infecções é maior que 20 mil. O número de mortes foi de 104 em 24 horas, ainda acentuadamente menor do que no auge da pandemia, quando chegavam a morrer mais de 800 pessoas por dia.

Macron ainda afirmou que as unidades de terapia intensiva estão em uma situação que não pode ser sustentada e que a disseminação do vírus precisa ser reduzida. Segundo o Ministério da Saúde, 32% dos leitos de terapia intensiva do país estão ocupados por pacientes com Covid-19.

— Precisamos ir de 20 mil casos por dia para 2 mil ou 3 mil — disse o presidente.

Paris e mais 8 cidades terão toque de recolher Foto: AP

Além de anunciar o toque de recolher, o presidente francês também disse que não deveria haver mais de seis pessoas da mesma família uma mesma mesa, embora isso não se aplique a famílias de mais de seis pessoas que morem na mesma casa. 

O alerta máximo é decretado quando há, em uma semana, mais de 250 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, uma incidência alta da doença em pessoas com mais de 65 anos e 30% dos pacientes com a Covid-19 em terapia intensiva.

Na semana passada, o governo francês já havia ampliado o estado de alerta máximo contra o coronavírus para seis cidades, incluindo Paris.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES