Covid-19 pode causar delirium em pacientes graves, aponta estudo

O delirium é uma perturbação grave do estado mental, quando o paciente está confuso, agitado e muitas vezes incapaz de pensar com clareza

Avalie a matéria:
00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além das muitas consequências da Covid-19 já conhecidas, os pacientes com quadro grave da doença também podem desenvolver delirium, foi o que mostrou uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Perturbação grave do estado mental, o delirium deixa o paciente confuso, agitado e às vezes incapaz de pensar com clareza. Este quadro é diferente do delírio, que é quando uma pessoa acredita fielmente em coisas inexistentes.

Pacientes com quadro grave da Covid-19 podem ter delirium (Foto: Shutterstock)

A pesquisa acompanhou 150 pacientes que foram internados por conta da Covid-19 e cerca de 73% deles foram diagnosticados com delirium. 

Acredita-se que o quadro seja comum, pois a doença causada pelo SARS-CoV-2 atinge o sistema respiratório, o que pode levar a redução do oxigênio no cérebro, além do desenvolvimento de coágulos sanguíneos e derrame, o que pode resultar em um comprometimento cognitivo.

“No início da pandemia, não estávamos realizando os protocolos padrão de prevenção do delirium como costumamos fazer. Um grande motivo para isso é no início da pandemia na era pré-vacina, tínhamos equipamento de proteção individual limitado e estávamos tentando limitar a exposição a Covid e transmissão de doenças”, disse um dos responsáveis do estudo.

Uso de sedativos

A pesquisa também apontou que o alto número de pacientes com delirium pode ser causado pelo uso de sedativos comuns na UTI, o quadro de perturbação pode ser causado ou agravado pelos medicamentos.

Por fim, foi possível comprovar que quase um terço dos pacientes diagnosticados com delirium saíram do hospital com o problema ainda precisando de tratamento e desses, 40% continuaram a precisar de cuidados de enfermagem mesmo após a alta.

Os autores do estudo pedem que os hospitais se atentem ao tratamento contra o delirium e que as famílias dos pacientes também prestem atenção a qualquer sinal do problema. Os pesquisadores ressaltam a importância da vacina contra a Covid-19, pois a doença pode gerar “complicações neurológicas de longo prazo”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES