Covid-19: Prefeitura inicia vacinação de doentes renais crônicos

Pacientes renais crônicos são aqueles que necessitam realizar procedimento de hemodiálise regularmente.

vacina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em cumprimento à decisão de incluir os doentes renais crônicos no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organizou um cronograma para a imunização em parceria com as clínicas que acompanham estes pacientes. A vacinação começou hoje (14), no auditório do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.

Pacientes renais crônicos são aqueles que necessitam realizar procedimento de hemodiálise regularmente. Por isso, a FMS articulou com os seis estabelecimentos públicos e privados que realizam esse procedimento em Teresina para montar uma programação, com dias e horários determinados por local. “A organização teve como base as listas com relações nominais disponibilizadas pelas clínicas”, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação contra a Covid-19 da FMS. 

Os estabelecimentos também se responsabilizaram por informar e encaminhar os pacientes de acordo com o dia e horário estabelecido. A ação irá se estender até o dia 23 de abril (sexta-feira), sempre das 8h às 17h. “A previsão é que aproximadamente 1.071 pacientes sejam imunizados”, estima Emanuelle Dias. 

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque ressaltou a importância da vacinação do grupo dos doentes renais crônicos, grupo que é mais afetado pela Covid por ser uma doença que traz muitas complicações, especialmente nos rins. “Agora que eles foram incluídos e que as doses chegaram para a gente administrar, nos traz uma satisfação muito grande, pois sabemos que um grupo desse tão vulnerável estará protegido a partir de agora”, disse o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES