Covid-19: Sesapi reforça a importância de grávidas e puérperas se vacinarem

A retomada da vacina para os grupos foi liberada no dia 07 de Julho. A imunização deve ser feita com Coronavac e Pfizer.

ERY | ERY
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira (7), o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou a retomada da vacinação do grupo de grávidas e puérperas, sem comorbidades, no Piauí. O anúncio veio após o Ministério da Saúde emitir nota para que todos os estados brasileiros voltassem a imunizar os respectivos grupos contra Covid-19 utilizando as vacinas Coronavac e Pfizer.

A medida é importante e essencial para que haja a redução do número de óbitos de gestantes que contraíram Covid-19, pois estudos mostram que, em todo o Brasil, foram registrados números elevados. No Piauí, em 2021, houve 16 óbitos de gestantes por conta da doença.

Sesapi destaca a importância de vacinação de gestantes contra a Covid-19 (Foto: Raíssa Morais/ Portal MN)

O superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, reforça que as vacinas devem reduzir esses indicadores. “O Ministério constatou que o país como um todo registrou uma alta letalidade para esses grupos quando ocorria a infecção pela Covid-19. A atualização do ministério foi extremamente importante para podermos retomar a vacinação desses grupos. O Estado orienta a todos os seus municípios que retomem esse trabalho de imunização de gestantes e puérperas, para que o Piauí possa reduzir esses óbitos”, destacou.

O secretário Florentino Neto enfatiza que a vacinação deve ser retomada em todo o Piauí e é essencial que as gestantes procurem o setor de saúde do seu município assim que a vacinação estiver liberada. “É importante reforçar ainda para todos os municípios que foi liberada a vacinação desses grupos somente com os imunizantes da Pfizer e da Coronavac. Então, retomaremos a vacinação seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde para que, assim, possamos garantir mais pessoas recebendo a vacina e aumentando ainda mais nossa população imunizada, fazendo com que o Piauí avance cada vez mais no enfrentamento a pandemia”, destacou o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES