Covid-19: Teresina bate novo recorde e ultrapassa os 1.500 casos

O aumento nos números reflete a queda nas taxas de distanciamento social, que tem como consequência o aumento do contágio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do boletim epidemiológico de Covid-19 apontam um crescimento constante no número de casos em Teresina. Somente nesta quarta-feira (20), foram 119 novos casos confirmados, além de três óbitos registrados nas últimas 24 horas na capital do Piauí. Segundo informações da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o novo Coronavírus já infectou um total de 1.504 pessoas em Teresina, tirando a vida de 45 pacientes.

Os três óbitos informados nesta quarta-feira (19) foram de pacientes do sexo masculino. Um deles tinha 67 anos, hipertensão arterial e diabetes melitus, era residente da zona Norte e estava internado em hospital particular; outro, tinha 46 anos, hipertensão arterial, era transplantado renal, residia na zona Leste e também estava internado em hospital da rede privada. O último tinha 82 anos, era tabagista, residia no Centro e estava internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

Reprodução

O aumento nos números reflete a queda nas taxas de distanciamento social, que tem como consequência o aumento do contágio. Teresina registrou na última terça-feira, 19 de maio, índice de distanciamento social de 44,9%, um dos mais baixos desde o início da quarentena. O número é bem aquém do recomendado pelas autoridades, de 73%, para conter o avanço do novo Coronavírus.

Além disso, a quinta etapa da pesquisa realizada pela Prefeitura, em parceria com o Instituto Opinar, mostrou que a taxa de propagação do vírus está atualmente em 1,62%, superior ao número registrado na etapa anterior, que era de 1,24%; e ao valor ideal, que deve ser menor que 1. “Essa taxa, que corresponde ao número médio de contágio causado por cada pessoa e deve estar abaixo de 1, diz muito sobre o nosso comportamento e mostra que o isolamento social precisa ser levado a sério”, alerta o prefeito Firmino Filho.

“Precisamos ter consciência que o isolamento social é uma das poucas armas que nós temos. A doença está em ascensão e temos que continuar fortalecendo as ações que nos levam a uma maior taxa de isolamento, que é o grande instrumental para evitar a propagação do vírus na cidade, como também para termos tempo de expandir a nossa capacidade de atendimento hospitalar”, disse o prefeito.

Com informações da PMT



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES