Covid-19: um terço dos enfermeiros mortos no mundo é do Brasil

Os dados internacionais apontam que a letalidade da Covid-19, entre os profissionais da categoria, estava em disparada antes do início da vacinação

Enfermeira Jucilene Bezerra morreu por complicações da Covid-19 em outubro de 2020 | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Diariamente, os profissionais da saúde que estão na linha de frente de batalha contra a Covid-19 sofrem com esta enfermidade. De acordo com o Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), um terço dos enfermeiros, técnicos e auxiliares que morreram com a doença estava trabalhando no Brasil, evidenciando, além da mortalidade expressiva da população, um dado alarmante dentro da categoria.     

Os dados internacionais apontam que a letalidade da Covid-19, entre os profissionais da categoria, estava em disparada antes do início da vacinação. No Piauí, uma das vítimas foi a enfermeira Jucilene Bezerra das Silva, de 47 anos, que morreu em outubro de 2020. Ela trabalhava no Centro de Saúde do bairro Mafrense e atuava na linha de frente do combate a Covid-19.

Enfermeira Jucilene Bezerra morreu por complicações da Covid-19 em outubro de 2020

Para a enfermeira  Mauryane Lopes, a dedicação de homens e mulheres durante a pandemia foi de total “entrega”, com ou sem imunização, enaltecendo a função preponderante desses profissionais para a saúde planetária.    

"O número de mortes é alto e continua a subir. Essa tarefa hercúlea dos profissionais que fazem a enfermagem fez total diferença desde o início de 2020. Inclusive, a quantidade de profissionais mortos antes da vacinação associa-se a diversos fatores, entre eles a prolongada exposição diária nas UTI`s de hospitais e locais insalubres e improvisados, como os hospitais de campanha. Definitivamente, com explosão da Covid-19, recebemos por muitos a designação de herói. No entanto, o que queremos é reconhecimento, visibilidade e respeito", enfatiza Mauryane.      

EXAUSTÃO DOS PROFISSIONAIS 

Nesse cenário, a exaustão e os riscos acompanham o processo de trabalhos desses profissionais. Como explica a enfermeira, os cuidados com a saúde, proteção e condições de trabalho são pautas constantes, bem antes do início da pandemia, indicando a falta de atenção há bastante tempo.

 "Sempre haverá risco quando se trata de cuidado a pacientes. E, quanto mais esgotados, há risco aumentado de exposição, contaminação e diminuição dos cuidados consigo próprio, com os EPI`s e paramentação, embora conscientes do risco. Mas o que desejamos é que esse destaque transforme a ciência da enfermagem, que seja vista com sua notoriedade fundamental para sociedade, impulsionando inovações e evolução da profissão", finaliza a professora Mauryane Lopes.     

A enfermagem reafirma o importante papel no combate à Covid-19 pela relevância dos enfermeiros como atores principais nessa luta. O desempenho destes profissionais são reflexos da formação de excelência, desde a graduação às especializações na área, quando buscam o conhecimento prático no apoio à saúde humana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES