Covid:Wellington Dias defende liberação de vacina aprovada pela Anvisa

O chefe do Executivo lembrou que a vacina contra o H1N1 tem fabricação chinesa e nem por isso foi criticada

Governo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias se reuniu na última sexta-feira (24), por videoconferência, com alguns governadores das cinco regiões do Brasil para tratar sobre a compra da vacina contra a Covid-19. Em agenda na cidade de Bom Jesus, no sul do Piauí, o chefe do Executivo estadual anunciou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a compra de 6 milhões de doses da vacina pelo Instituto Butantan para continuidade dos testes no Brasil.

Governador defende liberaçao de vacina

Wellington Dias representou o Nordeste na reunião e afirmou que o diálogo é fundamental para que a população tenha acesso às vacinas. “Os governadores das cinco regiões do Brasil estão dialogando com uma preocupação que é de todo o povo brasileiro, estamos falando de quase 160 mil pessoas que morreram pelo coronavírus e temos uma solução que é a vacina. Estamos tomando a vacina da H1N1 e ela vem da China e ninguém está reclamando. Então, não dá para tratarmos desse assunto na disputa pelo poder político, tem que ser tratado como algo de interesse maior e prioridade para o ser humano, mantendo o diálogo como caminho”, enfatizou o gestor estadual.

A Anvisa liberou, na sexta-feira (23), a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina chinesa que deverá ser produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. “A notícia boa é que a Anvisa autorizou as primeiras vacinas para o Butantan. O que nós estamos defendendo: entrega-se uma primeira leva, cerca de 40 milhões de doses e em seguida entra a outra da Fiocruz pra ver se em 90 dias a gente vai vacinar todo mundo e com isso, com certeza, salvar vidas”, disse Dias.

As doses autorizadas pela Anvisa serão estudadas ao chegarem no Brasil, para saber se realmente são seguras e podem ser usadas pela população.

O governador do Piauí pretende ter uma reunião o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, para tratar sobre a vacina. “Eu, como governador, presidente do Consórcio Nordeste, estou articulando com outros governadores, pedindo uma agenda com o ministro Pazuello, nem que seja por videoconferência, para que possamos conversar para garantir o que foi uma grande vitória do Brasil para o enfrentamento do coronavírus nessa fase da vacina, isto é, a primeira vacina que tiver reconhecimento científico é ela que temos que comprar e distribuir para todo o Brasil e nós governadores, juntamente com os municípios estaremos integrados para que essa distribuição aconteça, é esse o caminho”, apontou Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES