CRM-PI autoriza o uso da cloroquina no tratamento do novo coronavírus

Pra o Conselho, o médico tem autonomia para prescrever o medicamento, desde que ciente das condições de saúde pré-existentes do paciente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí emitiu parecer sobre o uso da cloroquina e a da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, que já deixou sete mortos no estado.

Para o Conselho, o médico tem autonomia para prescrever o medicamento, desde que ciente das condições de saúde pré-existentes do paciente. 

Crédito:Divulgação

Confira o parecer:

As Câmaras Técnicas de Infectologia e de Medicina Intensiva do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí entendem que, muito embora os resultados da utilização da cloroquina sejam apenas experimentais, não havendo ainda evidências científicas comprovando a sua eficácia, o médico tem autonomia para prescrever cloroquina ou hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19.

Para tanto, o médico deve estar ciente dos riscos e precauções que deve tomar quanto aos antecedentes do paciente em relação à doença cardíaca retinopatias, maculopatias, insuficiência hepática, epilepsia ou hipersensibilidade à droga. Nesse sentido, os pacientes para os quais forem prescritas cloroquina ou hidroxicloroquina precisam ser monitorados quanto aos eventos adversos cardiovasculares e outros inerentes ao uso desses fármacos.

Quanto às informações ao paciente, o médico deve informá-lo de todas as possíveis complicações e efeitos colaterais, mediante a assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – Anexo I do presente parecer.

Por fim, vale ressaltar que os estudos sobre a utilização da cloroquina para tratamento de COVID-19 estão sendo atualizados a todo momento, devendo o médico buscar as orientações necessárias e atuais junto aos órgãos superiores de saúde a respeito de doses, duração do tratamento e associações com outras drogas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES