Datafolha: Isolamento cai ao menor nível desde o início da pandemia

Pesquisa divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” apontou que 7% dos 2.016 entrevistados estão vivendo normalmente, sem mudar nada nas suas rotinas, contra 4% no início do levantamento.

MN | MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornal "Folha de S.Paulo" divulgou uma Pesquisa Datafolha divulgada que apontou que o número de pessoas em isolamento recuou ao menor nível desde o início da pandemia. O instituto começou a fazer o levantamento em abril.

Conforme a pesquisa, em dezembro, 7% dos brasileiros disseram que estão vivendo normalmente, sem mudar nada nas suas rotinas. Na pesquisa feita entre os dias 1º e 3 de abril, este percentual era de 4%. Já a parcela dos entrevistados que afirmou que está tomando cuidado, mas que sai de casa para trabalhar ou fazer outras atividades foi de 54% neste mês, contra 24% em abril.

Os que estão completamente isolados correspondem a 5% dos entrevistados. O recorde foi no 17 de abril, com um percentual de 21%. Já as pessoas que só saem de casa quando é inevitável são 34%, contra 54% no início de abril.

Foto: ROBERTO COSTA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO 

Segundo o Datafolha, os níveis de isolamento começaram a cair a partir de maio. O isolamento social é uma das formas mais eficazes para evitar a contaminação por Covid-19, já que a transmissão da doença ocorre por meio do contato com secreções de outras pessoas, como por saliva, catarro e gotículas expelidas pela boca (espirro, tosse e fala).

Gênero e idade

A pesquisa Datafolha mostra ainda que o isolamento varia de acordo com a idade e o gênero. Enquanto 61% dos entrevistados com mais de 60 anos afirmam que estão totalmente isolados, entre os que têm de 16 a 24 anos essa proporção cai para 30%. Já entre as mulheres, esse percentual é de 50%, ao passo que entre os homens recua para 26%.

Uso de máscaras

Ainda segundo a pesquisa, 88% dos entrevistados afirmam que sempre saem de casa com máscara. Outros 8% dizem que usam máscaras somente às vezes, e 2%, raramente.

A Pesquisa Datafolha foi feita por telefone celular com 2.016 brasileiros adultos, entre os dias 8 e 10 de dezembro em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Fonte: G1 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES