Dentistas atuam na linha de frente do combate à Covid-19 no Piauí

Profissionais de odontologia têm auxiliado na triagem de pacientes e na realização de testes

Dentista ajuda no combate ao novo coronavírus | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na guerra contra o novo coronavírus, os profissionais de saúde vêm unindo esforços para atender a demanda de atendimento, seja na atenção básica, quanto na média e alta complexidade. A luta pela preservação da vida também conta com a participação de cirurgiões-dentistas, que inclusive, atuam em funções distintas das habituais para ajudar o sistema de saúde nesta batalha de difícil solução. 

A cirurgiã-dentista Clyzia Guedes descreve o seu papel na UBS (Unidade Básica de Saúde) Sentinela, também na realização de testes, ajudando a suprir a demanda da rede de saúde no processo inicial de detecção da doença provocada pelo novo coronavírus. 

“Durante a pandemia fui remanejada para uma UBS Sentinela, que atende apenas pacientes com síndromes gripais, na região Sudeste de Teresina, e lá atenção básica, ou na média e alta complexidade; eu realizo testes rápidos para detecção de SARS- COV2”, frisou. 

O esforço dos profissionais de odontologia para ajudar o sistema de saúde na pandemia ainda é descrito pelo cirurgião-dentista da Prefeitura de Teresina, Helder Galvani Araújo, que desde o início da pandemia está na linha de frente; atuando inicialmente na triagem dos pacientes, e agora na testagem de pacientes sintomáticos da Covid-19. 

“Desde o inicio, estou diretamente envolvido nos atendimentos. No primeiro mês fiz parte de triagem de casos suspeitos, preenchendo fichas para atendimento e orientando os pacientes a fim de eliminar/diminuir os riscos de transmissão. Passados por várias mudanças de conduta e protocolos da PMT, hoje realizo testes rápidos em pacientes sintomáticos para covid-19. Meu turno de trabalho é de 4 horas diárias, de segunda à sexta-feira”, afirmou. 

Com as restrições relacionadas ao atendimento odontológico no período da pandemia, o profissional detalha como se deu sua ida para a linha de frente do combate à pandemia, reverberando o esforço que todos aqueles que atuam no sistema de saúde estão fazendo para atender a demanda e contribuir na construção da vitória contra a doença provocada pelo novo coronavírus. 

“Exerço o cargo de Cirurgião Dentista na Prefeitura Municipal de Teresina, lotado UBS- Todos Santos. Esta Unidade Básica de Saúde, com a Pandemia se tornou uma unidade para assistência exclusiva a casos de síndrome gripais e Covid-19. Essa unidade utiliza o “Fast-track”, protocolo do Ministério da Saúde. Assim, os atendimentos odontológicos foram suspensos nesta unidade e eu logo desviado para outras atividades dentro do protocolo”, comentou.

Cirurgião-dentista Helder Galvani destaca o trabalho na linha de frente da covid-19

Protocolos de segurança

Para evitar que os profissionais de odontologia sejam contaminados pelo novo coronavírus, há todo um protocolo de segurança que vem sendo seguido à risca pelas equipes, que incluem os itens básicos de controle sanitário, presentes em todo o mundo.

A cirurgiã-dentista Clyzia Guedes reitera a higienização de todos os instrumentos de trabalho e os cuidados imprescindíveis, para que os pacientes que se submetam aos testes também não fiquem suscetíveis a contrair o vírus, caso não estejam infectados. 

“Bem, para todos os profissionais são disponibilizados aventais impermeáveis descartáveis, máscaras n95, máscaras cirúrgicas, gorro e luvas de procedimento, além disso, procuramos sempre trabalhar em locais arejados, com as janelas abertas, a limpeza é feita de forma contínua e vigorosa, higienizamos todos os nossos instrumentos de trabalho sempre que necessário”, frisou.

Comprometimento na luta com a pandemia 

Tendo ciência do momento chave que não apenas o Piauí, mas o mundo inteiro enfrenta, o cirurgião-dentista pela FMS Helder Galvani Araújo destaca o comprometimento de todos os profissionais da saúde, incluindo os que atuam na odontologia, para frear a disseminação da Sars-Cov-2. O trabalho conjunto vem fazendo a diferença e auxiliado os Poderes constituintes nas estratégias de proteção. 

“Bom, eu não estou atuando na área da odontologia, muito pelo contrário. Mas, acredito na importância de todos os profissionais de saúde no atual momento que passamos. Estou envolvido em uma equipe multiprofissional no combate a atual pandemia do coronavírus. Assim, afirmo que o comprometimento com a causa, por parte dos profissionais da odontologia é primordial, não fujamos de nossas responsabilidades”, comentou.

 Em consonância com este posicionamento, a cirugiã-dentista Clyzia Guedes ainda destaca que há profissionais de odontologia atuando em urgências e emergências, e têm lidado diariamente com o risco de contágio. 

“O profissional de odontologia nesse momento é de suma importância, pois ele é capaz de assumir as mais diversas responsabilidades frente a pandemia, seja no ambiente hospitalar, no caso das UTIs evitando lesões orais e maiores complicações em pacientes entubados, ou ainda realizando procedimentos de urgências e emergências odontológicas com extrema cautela para que vírus não se dissemine em seu ambiente de trabalho, ou ainda no apoio de serviços ambulatoriais, como na realizações de testes rápidos, coordenação, dentre outros”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES