SEÇÕES

Dicas para a limpeza de bolas e chuteiras em época de coronavírus

Higienização e armazenamento adequados são fundamentais para garantir a durabilidade e performance de itens esportivos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já que o momento é de pausa nas quadras e gramados, que tal aproveitar a quarentena para dar um trato na bola e na chuteira? "A correta higienização e o armazenamento adequado dos artigos esportivos ajudam a preservar a vida útil e a performance dos produtos", garante Reginaldo Zunkeller, especialista em tênis.

Confira abaixo mais orientações sobre como cuidar dos parceiros de bate-bola.

Usou, limpou!

Para evitar o acúmulo de sujeira na bola e na chuteira, o ideal é que os itens sejam higienizados logo após o uso. "Como a sujeira estará mais ‘fresca’, será mais fácil removê-la sem a necessidade de ficar esfregando, o que pode danificar os produtos", explica Zunkeller.

Água e sabão

A limpeza pode ser feita com o auxílio de uma esponja, sempre usando o lado macio, ou com um pano úmido. Os produtos recomendados são sabão ou detergente neutro e não há necessidade de utilizar álcool ou água sanitária.

Antes de iniciar a limpeza da chuteira, retire o cadarço e a palmilha, que devem ser higienizados separadamente. Máquina de lavar, nem pensar! "Também não recomendamos deixar de molho. Caso a bola ou a chuteira estejam muito encardidas, vale esfregar de forma leve, sem forçar, pressionando o pano ou o lado macio da esponja apenas com o peso da mão", orienta o porta-voz da marca.

Ao ser lavada, a palmilha deve receber o mesmo cuidado. Se não for lavar, vale deixá-la arejando enquanto faz a limpeza do restante do calçado. No caso do cadarço, este sim pode ficar de molho por alguns minutos em uma mistura de água com sabão.

Secagem e armazenamento

Após a limpeza, a recomendação é secar o produto com um pano de algodão. Segundo o especialista da Penalty, o armazenamento também é importante. Locais úmidos e quentes devem ser evitados.

Para melhor preservar bolas e calçados, a orientação é guardá-los apenas quando estiverem completamente secos e, de preferência, em local protegido e arejado. "São recomendações simples que vão garantir maior durabilidade aos produtos, além de mantê-los livres de mal odor, vírus, fungos e bactérias".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos