Dose de reforço com a vacina da Janssen começa na próxima semana no Piauí

O Piauí aplicou 49.692 doses da Janssen e é esse público que deve receber a dose de reforço.

er | er7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começa já na próxima semana a aplicação da dose de reforço da Janssen para quem foi vacinado com o imunizante dessa marca no Piauí. As doses serão encaminhadas amanhã (10) para as Regionais de Saúde. Quem recebeu a dose única pode procurar a Secretaria de Saúde do município para saber como se dará a logística de vacinação. De acordo com a Sesapi, é preciso levar documento oficial de identificação com foto e o cartão de vacinação.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, informou que, na última quarta-feira (08), foram recebidas 5.500 doses da Janssen enviadas pelo Ministério da Saúde para o início da nova etapa de imunização. “As doses que chegaram são para uso exclusivo de reforço e a logística de aplicação é de responsabilidade dos municípios”, explicou.

O Piauí aplicou 49.692 doses da Janssen e é esse público que deve receber a dose de reforço. “Essa foi a primeira remessa de vacina da Janssen que recebemos para a aplicação da segunda dose. Ainda estamos aguardando 44.192 doses para completar o ciclo vacinal. Lembramos que apenas às mulheres grávidas e puérperas devem fazer o reforço com o imunizante da Pfizer”, destaca Florentino.

Dose de reforço com a vacina da Janssen começa na próxima semana no Piauí (Foto: Sesapi)

O secretário de Saúde lembra que quem tomou a segunda dose da CoronaVac, Pfizer-BioNTech e AstraZeneca há cinco meses pode procurar, a qualquer momento, os locais de vacinação para receber a dose de reforço, observando a orientação das secretarias municipais. Quem não tomou à primeira ou precisa tomar a segunda dose também deve ir aos locais de vacinação.

Os dados atualizados da FioCruz  apontam que mais de 253.334 pessoas  não voltaram ao posto de vacinação para completar o esquema vacinal contra a Covid-19 no Piauí. O levantamento considera apenas casos em que o prazo estipulado para a segunda dose já venceu. Se todos tivessem cumprido o prazo, o estado que tem 64,71% do público-alvo completamente vacinado teria índices ainda maiores.

“Concluir o esquema vacinal é essencial para que possamos ampliar o nosso plano de convivência. Por isso, decidimos adotar o passaporte de vacina para acesso a locais de usocoletivo como restaurantes, cinemas, academias, boates e festas. Não é uma forma de punir, mas de proteger a todos”, frisa Florentino Neto. O Governo do Estado também vai exigir comprovação de vacina para acesso a estabelecimentos públicos do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES