Fiocruz: Transmissão da Covid-19 em Teresina ainda está “extremamente alta”

Segundo o boletim da Fiocruz, o fato de todas as capitais ainda apresentarem elevado nível de transmissão “manterá o número de hospitalizações e óbitos em patamares altos, com tendência de agravamento nas próximas semanas

Transmissão da Covid-19 ainda é extremamente alta, segundo a Fiocruz | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina é uma das dez capitais brasileiras classificadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com nível "extremamente alto" de transmissão comunitária de vírus respiratórios. Além da capital do Piauí, também foram classificados assim: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Macapá, Maceió, Porto Alegre e São Paulo. Os dados constam no Boletim da Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (16).

Outras 12 capitais apresentam transmissão em nível muito alto: Aracaju, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís. E apenas Belém, Boa Vista, Cuiabá, Palmas e Vitória foram classificadas um degrau abaixo, no nível alto.

Segundo o boletim da Fiocruz, o fato de todas as capitais ainda apresentarem elevado nível de transmissão de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é uma situação que "manterá o número de hospitalizações e óbitos em patamares altos, com tendência de agravamento nas próximas semanas, caso não haja nova mobilização por parte das autoridades e população locais".

Segundo a Fiocruz, cerca de 98% dos casos de SRAG no país são referentes à Covid-19 e, por isso, recomenda cautela na flexibilização das medidas de restrição e alerta que é fundamental manter os cuidados individuais e coletivos contra a transmissão da doença.

Casos de vírus respiratórios podem ter parado de cair em Teresina; Fiocruz alerta para risco | FOTO: Divulgação

Estabilização

O boletim também mostra que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave podem ter parado de cair em sete capitais e já há tendência de crescimento em quatro. Os indícios de estabilização dos casos e óbitos de SRAG foram encontrados pelos pesquisadores em Teresina, no Plano Piloto de Brasília e arredores, em Florianópolis, João Pessoa, Recife, Rio Branco e Rio de Janeiro. 

Quando a análise se concentra nos estados, 20 das 27 unidades da federação tendem a ter redução dos casos e óbitos por SRAG, em uma análise de longo prazo, que abrange as seis últimas semanas. Amazonas e Amapá apresentam tendência de crescimento, enquanto Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rondônia tendem a manter o mesmo nível de casos e óbitos por SRAG. 

Na análise de curto prazo, que considera as últimas três semanas, o cenário é de maior estabilidade: cai para cinco o número de unidades da federação com tendência de queda na incidência de SRAG, enquanto apenas Rondônia indica crescimento. Para as demais, a tendência é manter o patamar dos casos e mortes pela síndrome respiratória.

Diante desse cenário, a Fiocruz reforça que é preciso ter cautela na hora de flexibilizar o distanciamento, para que a tendência de queda nos casos possa ser mantida por tempo suficiente para que o número de vítimas e internações seja significativamente baixo. Para os estados com sinal de retomada do crescimento e estabilização, a recomendação é reavaliar as flexibilizações adotadas.

Com informações da Agência Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES