FMS: Idosos com esquema vacinal incompleto tem 50% de chance de internação

COE Teresina alerta sobre aumento de casos Covid e eficácia da vacina para a redução de internações.

i | i
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que na 5ª Semana Epidemiológica (30 de janeiro a 5 de fevereiro), a taxa de positividade foi de 52%, conforme os testes RT-PCR para SARS-CoV-2. Os números indicam alta taxa de transmissão. O RO (taxa de transmissão) está acima de 1,0 há cinco semanas consecutivas. Nesse período, o aumento dos óbitos pela Covid foi de 15%. 

O dado positivo desse período foi a constatação da redução da hospitalização por Covid para quem tem o esquema vacinal completo a partir de 60 anos. Quem está com as duas doses e mais a de reforço da vacina contra a Covid, a proteção chega a 90% e redução de internação é de 10 vezes. Com as duas doses ou dose única a proteção é de cerca de 83% e a redução de internação é de seis vezes, já com o esquema vacinal incompleto ou com uma dose é de 50% o risco de internação.

FMS: Idosos com esquema vacinal incompleto tem 50% de chance de internação (Foto: Divulgação/ FMS)

As hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) mantém-se estáveis, mas em patamar elevado com capacidade de saturar o sistema assistencial hospitalar, visto que as internações têm caráter cumulativo com o tempo médio de internação prolongado, analisa o COE municipal.

O coordenador médico do COE Municipal, Walfrido Salmito, analisa que a vacinação tem a sua eficácia comprovada em laboratório nos casos de internação. “Com o esquema vacinal completo já foi constatado que os pacientes têm redução de internações. Orientamos que completem o esquema vacinal, mantenham os cuidados ao utilizarem a máscara corretamente e evitem aglomeração para reduzir a contaminação”, alerta.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca que foram implementadas ações com aumento das equipes de profissionais nas unidades e no número de leitos para síndromes respiratórias com 110 leitos na rede municipal. “A distribuição desses 110 leitos são com 30 de UTI  sendo 15 no HUT e 15 no Hospital do Monte Castelo. São 80 leitos de enfermaria, com 34 leitos no Hospital do Monte Castelo, 31 no Hospital da Santa Maria da Codipi e 15 leitos pediátricos no Hospital Municipal da Criança”, informa.

COE Teresina alerta sobre aumento de casos Covid e eficácia da vacina para a redução de internações (Foto: PMT)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES