FMS orienta sobre afastamento de pacientes com Covid conforme nota da Saúde

O afastamento pode ser de 5, 7 ou 10 dias de acordo com as condições clínicas do paciente

FMS orienta sobre afastamento de pacientes com Covid conforme nota da Saúde | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) orienta sobre afastamentos em casos de pessoas com Covid, conforme a Nota Técnica Nº 14/2022, do Ministério da Saúde. O afastamento pode ser de 5, 7 ou 10 dias de acordo com as condições clínicas do paciente.

Considera-se dia zero (0) o dia do início dos sintomas da doença, e o dia 1 é o primeiro dia completo após o início dos sintomas (24 horas). De acordo com a nota técnica, o isolamento se faz necessário quando a pessoa apresentar, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

O isolamento do doente é por 7 dias para as pessoas com quadro de síndrome gripal (SG) leve com confirmação para covid-19 por exames, ou que ainda não coletaram amostra biológica para investigação. O isolamento domiciliar é imediato e poderá ser suspenso no 7º dia completo do início dos sintomas se estiver sem febre e sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e sem sintomas respiratórios. A pessoa deve usar máscara por 10 dias.

FMS orienta sobre afastamento de pacientes com Covid conforme nota da Saúde - Foto: Ascom

A duração do isolamento cai para 5 dias para as pessoas que realizaram testagem em serviço de saúde e que no 5º dia completo do início dos sintomas apresentarem resultado de teste de biologia molecular não detectável ou não reagente para TR-Ag e que permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e com diminuição dos sintomas respiratórios.

O afastamento deve ser prorrogado para 10 dias se a pessoa permanecer sem melhora dos sintomas respiratórios ou tiver febre até o 7º dia após o início dos sintomas ou se apresentar novo exame positivo para SARS-CoV-2, realizado a partir do 5º dia do início dos sintomas.

Os casos assintomáticos confirmados em laboratório para covid-19 devem iniciar o isolamento respiratório domiciliar imediatamente e poderá ser suspenso no 7º dia completo, após a data da coleta da amostra, sem a necessidade de realizar novo teste, desde que permaneçam assintomáticos durante todo o período.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que a necessidade de afastamento é uma medida de saúde pública. “Visa proteger a população e evitar a disseminação de doenças contagiosas, como a Covid. Também é essencial o uso de máscara facial e a lavagem das mãos”, orienta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES