FMS testa familiares de infectados pela covid-19

“Durante a visita, fazemos o teste rápido dos moradores da casa”, diz Lívia Viana, enfermeira

| Ascom/FMS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em mais uma ação para conter o avanço do novo coronavírus em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está realizando busca ativa dos casos de COVID-19 e seus contatos. Este trabalho também está acontecendo na zona rural de Teresina, e uma das Unidades Básica de Saúde (UBS) envolvidas é a UBS João Cirilo, na comunidade Boa Hora, que está usando a tecnologia a seu favor para acompanhar os usuários infectados pelo novo coronavírus e fazer o rastreamento de seus contatos. Informações do site da Prefeitura de Teresina

Como explica a enfermeira Lívia Viana, da UBS João Cirilo, assim que um morador da comunidade é diagnosticado com COVID-19 a equipe Estratégia Saúde da Família é notificada com informações sobre seu estado de saúde e endereço. “Durante a visita, fazemos o teste rápido dos moradores da casa, cadastramos e pedimos o telefone de um responsável por aquele núcleo familiar. Através dele, monitoramos aspectos como a evolução dos sintomas, se apareceu algum sintoma novo ou e como tem sido a evolução com o uso das medicações prescritas. Também tiramos dúvidas e orientamos sobre o encaminhamento de acordo com cada caso”, explica a enfermeira.

Ela conta que o acompanhamento pode ser feito de duas formas: por meio da atuação do agente comunitário de caso, a gente vai atendendo da melhor forma. Por exemplo, se for preciso mudança de medicamentos ou realização de algum outro exame, a gente vai orientando via remota ou através do agente. Desta forma, mantemos o isolamento da família sem perdermos o controle desses pacientes, tanto do primeiro sintomático como dos outros familiares, sendo testado positivo ou não”, informa Lívia Viana.

A usuária M.P.P., de 44 anos, está sendo acompanhada junto a sua tia, que está com COVID-19. Mesmo sem apresentar sintomas, ela conta que está sendo assistida pela equipe e, mesmo remotamente, pode tirar suas dúvidas para melhor proteger os outros integrantes da família que não contraíram a doença. “A equipe está sempre do nosso lado tentando resolver nosso problema da melhor maneira possível, dando informações corretas para que possamos nos cuidar melhor”, relata.

O objetivo do trabalho é evitar que a família vá até a UBS e possa assim cumprir o isolamento necessário para evitar o contágio. “Durante a visita, reforçamos sobre a importância do isolamento e de cumprir a quarentena de 14 dias”, ressalta Lívia Viana. “Além disso, tratamos de aspectos como os cuidados com a higiene, com a alimentação, toda a questão do manejo da doença em si e do pós isolamento, além de pedir para que mantenham contato pelo telefone, justamente para evitar que eles tenham que ir até a unidade”, diz a enfermeira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES