França tem campanha misteriosa para desacreditar vacina da Pfizer

O ministro da Saúde de França, Olivier Véran, disse que a iniciativa é “miserável” e “irresponsável”

Campanha misteriosa na França | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vários influencers franceses afirmam ter sido contactados por uma agência de comunicação misteriosa que lhes propôs, mediante pagamento, que desacreditassem a vacina Pfizer/BioNTech contra a covid-19, uma iniciativa que o ministro da Saúde de França, Olivier Véran, descreveu esta terça-feira como "miserável" e "irresponsável".

"Não sei de onde vem, não sei se vem de França ou do exterior", disse Véran à estação de televisão BFMTV. "É miserável, perigoso, irresponsável e não funciona", afirmou antes de acrescentar que esta ação não fará os "franceses virarem as costas à vacinação".

Vários influencers, que têm mais de um milhão e meio de inscritos no YouTube, garantiram na segunda-feira que foram contactados para criticar a vacina da Pfizer nas redes sociais e que seriam pagos para isso.

Com interesse na área de saúde e ciência, esses influencers explicaram que receberam um e-mail de uma agência de comunicação alegadamente sediada no Reino Unido, oferecendo-lhes uma "parceria". Diziam atuar em nome de um cliente com um "colossal orçamento" que desejava manter o anonimato.

"É estranho. Recebi uma proposta de parceria que consiste em destruir em vídeo a vacina da Pfizer", escreveu no Twitter o influencer Leo Grasset, um entusiasta da ciência que tem 1,17 milhão de subscritores no seu canal no YouTube.

"Incrível. O endereço da agência de Londres que me contactou é falso. Nunca existiram instalações lá, é um centro de laser estético! Todos os funcionários têm perfis suspeitos no LinkedIn ... que desapareceram esta manhã. Todo a gente já trabalhou antes na Rússia", afirmou. Outros influencers descreveram a mesma situação.

O ministro da Saúde de França, questionado sobre a possibilidade de essa proposta vir da Rússia, não quis comentar. "Não sei, não me permitiria misturar hipóteses", respondeu.

A vacina Pfizer ganhou notoriedade após os problemas da sua concorrente sueco-britânica AstraZeneca, cuja reputação foi manchada por alguns casos raros de coágulos sanguíneos e atrasos persistentes nas entregas.

Nesta terça-feira, um youtuber alemão ativo no mesmo setor, Mirko Drotschmann, com cerca de 1,5 milhão de seguidores, explicou que tinha recebido uma proposta semelhante. "Posso confirmar que é da mesma agência. Fiquei surpreendido com o pedido", disse.

França tem campanha misteriosa contra a Pfizer 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES