General Carlos Sydrião morre vítima de Covid-19 em Brasília

Natural de Fortaleza, no Ceará, ele foi nomeado para a chefia do CIE em julho de 2019.

General | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu, nesta terça-feira (8), o chefe do Centro do Inteligência do Exército (CIE), general de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, de 53 anos. Ele estava no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Fontes do Ministério da Defesa confirmaram à reportagem que a causa da morte foi a Covid-19.

Natural de Fortaleza, no Ceará, ele foi nomeado para a chefia do CIE em julho de 2019. No mês passado, representou o Exército na delegação, liderada pelo ex-presidente Michel Temer, que foi ao Líbano em missão de apoio depois que uma explosão deixou quase 200 vítimas, mais de 6 mil feridos e cerca de 300 mil desabrigados.

Em nota, Temer lamentou o falecimento do general, "que nos acompanhou nessa viagem revelando-se parceiro nas nossas preocupações e honrando com sua presença e atuação o Exército Brasileiro". No vídeo abaixo, o militar aparece em meio aos integrantes da comissão, usando uniforme verde.

Acionado pela reportagem, o Exército Brasileiro confirmou o óbito e disse que o corpo do general será cremado nesta quarta-fira (9), em uma cerimônia em Valparaíso de Goiás, no Entorno do DF.

Antes do cargo de chefe do Centro de Inteligência, o general Sydrião comandou o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, de 2011 a 2013. Foi o adido de Defesa e do Exército e Chefe da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, entre 2015 e 2016. Já como oficial-general, comandou a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.

O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília publicou nota de pesar afirmando que o general deixa mulher e três filhos, e "um grande legado de amor, amizade, camaradagem e profissionalismo". 

"O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, com muito pesar, lamenta informar o falecimento do General de Brigada CARLOS AUGUSTO FECURY SYDRIÃO FERREIRA, nosso ETERNO COMANDANTE, ocorrido na manhã do dia 08 de setembro de 2020, em Brasília.

General Carlos Sydrião morre de covid-19 Foto: Eduardo Maia 

Atualmente ele ocupava o cargo de Chefe do Centro de Inteligência do Exército e comandou o BPEB no período de 2011 a 2013.

Os integrantes do Batalhão Brasília prestam sua continência ao General SYDRIÃO e se solidarizam com os amigos e familiares deste oficial.

O Gen Sydrião deixa esposa e três filhos e um grande legado de amor, amizade, camaradagem e profissionalismo.

'UMA VEZ PE, SEMPRE PE'''

Confira a íntegra da nota do Exército Brasileiro:

A Secretaria-Geral do Exército lamenta informar o falecimento do Gen Bda Carlos Augusto Fecury SYDRIÃO Ferreira.

"Nasceu em 29 Abril de 1967, na cidade de Fortaleza-CE. Atualmente ele ocupava o cargo de Chefe do Centro de Inteligência do Exército. Comandou o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília no período de 2011 a 2013. Foi o adido de Defesa e do Exército e Chefe da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, nos anos de 2015 e 2016. Já como oficial-general, comandou a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.

A solenidade de despedida será realizada no Crematório Jardim Metropolitano, em 09 de setembro de 2020, das 14h00m às 14h30m, no município de Valparaíso de Goiás-GO, em cerimônia restrita aos familiares."

Confira a íntegra da nota do ex-presidente Michel Temer:

"Na qualidade de Chefe da Missão Especial designado para visitar e acompanhar o triste acidente ocorrido em Beirute, quero lamentar em meu nome e dos integrantes dessa comissão, Paulo Skaf, Almirante Flávio Rocha, Senadores Nelsinho Trad e Luiz Osvaldo Pastore, o falecimento do General Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira que nos acompanhou nessa viagem revelando-se parceiro nas nossas preocupações e honrando com sua presença e atuação o Exército Brasileiro.

Em nosso nome manifestamos condolências à sua família nesse momento de luto e tristeza.

Michel Temer"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES