THE:Gilberto Albuquerque alerta para alta na ocupação de leitos Covid

Presidente da FMS afirma que todos os leitos de UTI do HUT, HGV e Natan Portela estão ocupados em Teresina

Avalie a matéria:
Covid | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aumento na ocupação de leitos na rede pública para o tratamento da covid-19 acendeu um alerta na Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O presidente da FMS Gilberto Albuquerque, divulgou um vídeo nesta terça-feira (26), comentando a ocupação atual dos leitos na capital, ressaltando que três hospitais já estão com 100% de ocupação em seus leitos de UTI.

“A situação dos leitos em Teresina é a seguinte: o HUT tem 18 leitos para pacientes covid e estão todos ocupados, o Monte Castelo tem 20 leitos de UTI Covid e 17 estão ocupados, o Hospital Getúlio Vargas, nos seus 15 leitos com todos ocupados, o Hospital Natan Portela com seus 27 leitos também ocupados, então veja que a situação no serviço público de leitos de UTI já está chegando no seu limite, por isso a população precisa ajudar”, declarou.

Na segunda-feira (25), a FMS anunciou que está se preparando para um eventual aumento no número de casos de Covid-19 em Teresina. Diante das projeções dos profissionais de epidemiologia para os próximos meses e observando o que acontece em outros países e estados do Brasil, as equipes de saúde trabalham preventivamente para evitar um colapso na área.

A principal delas é a expansão dos leitos destinados à doença nos hospitais da capital. Gilberto Albuquerque, explica que atualmente Teresina conta com 97 leitos de UTI Covid-19, mas que este número pode ser dobrado de acordo com a necessidade. Outra medida, como ressalta o presidente, é a vacinação de pelo menos 64% dos profissionais de saúde que atuam nestes locais, tanto aqueles que já atuam em áreas Covid como aqueles que podem ser remanejados para o serviço com o aumento da demanda. 

As decisões estão sendo tomadas tendo como base as perspectivas traçadas pelo Centro de Operações em Emergência (COE) municipal, que acompanha a evolução da Covid-19 na capital e observa uma curva ascendente no número de casos na cidade, que pode chegar a um pico no final do mês de fevereiro e se estender durante o mês de março.

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, comenta sobre ocupaçao de leitos covid em TeresinaO Comitê de Operação Emergencial (COE) se reuniu na noite de segunda (25), para tomar medidas de emergência, em virtude do aumento de casos e mortes por Covid-19 no Piauí. Alderico Tavares, superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e do COE, disse que em Teresina a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com pacientes com Covid-19 está em 75% e no interior do Piauí, a ocupação dos leitos de UTI está em 66%, reflexo de participação dos piauienses em eventos com aglomeração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES