Governo chinês enviará insumos para produção de 5 milhões da Coronavac

Novos lotes de 3.000 mil litros de IFA devem chegar ao Brasil até o dia 26 deste mês

Novos lotes do IFA chegam ao Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dia após o anúncio da liberação de 4 mil litros de matéria-prima para retomar a produção da Coronavac, o Ministério da Saúde foi informado de que haverá redução no lote previsto. O governo da China avisou na terça-feira (18) ao Instituto Butantan que vai enviar no próximo dia 26 de maio apenas 3.000 litros de insumos para a produção, o que é suficiente para produzir 5 milhões de doses do imunizante.

A quantidade confirmada pelos chineses será de mil litros a menos do que o anunciado ontem (17) pelo Instituto Butantan e pelo governo de São Paulo. Ao todo, o contrato com a Sinovac prevê a liberação de 10 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), o que permitiria produzir 18 milhões de aplicações.

IFA com 3 mil litros da matéria prima vão ser enviados pelo governo Chinês ao Butantan até dia 26 de maio- Foto: Divulgação

Com a redução no quantitativo da matéria-prima, o Butantan fez um novo cálculo para a entrega de vacinas ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) e, agora, prevê ofertar 5 milhões de doses do imunizante, não mais 7 milhões, como previsto no começo da semana.

A redução frustou os diretores da entidade que ainda trabalham para conseguir reverter a decisão junto as autoridades chinesas.

A produção da Coronavac está paralisada desde quarta-feira (12) por causa da falta dessa matéria-prima e vem afentando a campanha de vacinação prevista para os meses de maio e junho. A Coronavac é a vacina contra a covid-19 mais utilizada no país.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tem negado a possibilidade de “entrave diplomático” com a China e a área técnica da pasta credita os atrasos ao avanço da vacinação no país, o que pode ter gerado escassez de insumos para o exterior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES