Governo confirma chegada de 4 milhões de doses de vacina em maio

O Brasil deve receber em maio 4 milhões de doses de vacinas produzidas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford

Vacina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil deve receber em maio 4 milhões de doses de vacinas produzidas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. A informação, divulgada anteriormente por  representantes do consórcio internacional de vacinas Covax Facility, foi confirmada pelo governo federal neste sábado.

Os ministérios da Saúde e das Relações Exteriores divulgaram nota conjunta informando que o Brasil já recebeu 1 milhão de doses da mesma fabricante por meio do Covax Facility, em em março deste ano. O consórcio internacional busca ampliar o acesso à vacina a países com menos recursos e tem participação brasileira.

A informação sobre o novo lote a ser direcionado ao País via cooperação internacional havia sido repassada aos governadores ontem por uma representante da Organização das Nações Unidas (ONU) em fórum com os representantes estaduais para discutir a pandemia no Brasil.

Brasil receberá 4 milhões doses da vacina AstraZeneca (Foto:  Reprodução/Marco Verch Professional Photographer)

Pelas redes sociais, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou ter sido informado no encontro de um repasse de 4 milhões de doses até o final de abril e mais 4 milhões de doses até o final de maio.

"Fizemos um apelo para uma ajuda humanitária ao Brasil", afirmou, pelo Twitter, Welligton Dias, governador do Piauí, ao comentar a reunião com a representante da ONU. "A OMS reconheceu que estava no seu cronograma e que vai antecipar o envio de 4 milhões de doses e que vai tratar com Índia, Coreia, Espanha Itália, China e quem tiver condições de ajudar."

Os representantes estaduais aproveitaram o encontro para reforçar a importância de uma cooperação internacional para obtenção da vacina, além de remédios e itens necessários para intubação de pacientes com covid-19.

O Brasil vive uma das piores fases da pandemia, com uma média semanal de mortes próxima de 3.000 vítimas, em meio ao colapso hospitalar em diversas regiões do País e da falta de medicamentos e insumos. A covid-19 já infectou cerca de 14 milhões de pessoas no Brasil e provocou quase 370 mil mortes desde o início da crise sanitária. O número de vacinados com ao menos uma dose da vacina chegou ontem a 25.777.943 de brasileiros, o equivalente a 12,17% da população total.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES