Governo confirma nova variante da Covid-19 após jogos da Copa América no MT

Infectados estavam assintomáticos e foram monitorados pela equipe médica dos times. Eles permaneceram em isolamento em quartos individuais do hotel, onde se hospedaram durante os jogos.

jogos | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de Mato Grosso confirmou, nesta segunda-feira (12), que foi identificada uma nova variante do coronavírus, em Cuiabá, após os jogos da Copa América. A (VOI) B.1.621, cepa colombiana, foi detectada em dois integrantes das delegações da Colômbia e Equador, que participaram dos jogos na capital.

De acordo com o governo, os dois infectados estavam assintomáticos e foram monitorados pela equipe médica dos times. Eles permaneceram em isolamento em quartos individuais do hotel, onde se hospedaram durante os jogos.

“Os casos seguiram as recomendações de isolamento e foram monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá. Todas as informações do monitoramento foram repassadas diariamente ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde nacional, estadual e municipal”, disse o governo do estado, em nota.

Seleção colombiana em Cuiabá - Foto: Divulgação

Após a quarentena, os integrantes das seleções foram atestados e liberados para retorno ao país de origem.

A Prefeitura de Cuiabá informou que, se necessário, a Vigilância Epidemiológica do município realizará uma investigação com realização de exames em todos os trabalhadores do hotel que tiveram contato com os quartos utilizados para quarentena.

Variante de 'interesse'

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que essa nova versão do vírus é considerada "de interesse", categoria em que se encontram outras seis mutações da Sars-CoV-2 e que, ao confirmar sua transmissão comunitária, deve ser devidamente investigada por cientistas para medir seu impacto, principalmente na América do Sul.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divide as variantes em dois tipos: as de "interesse", mencionada acima, e as de "preocupação".

As de "preocupação" geralmente são mais transmissíveis e violentas e, por isso, são menos suscetíveis a medidas sociais, vacinas e outros tratamentos disponíveis.

Arena Pantanal em Cuiabá

Copa América em Cuiabá

A Arena Pantanal, em Cuiabá, recebeu cinco jogos da competição, todos da primeira fase. O primeiro encontro na capital foi entre Colômbia e Equador, no dia 13 de junho. Já a última partida foi sediada no dia 28 de junho, entre Bolívia e Argentina.

Antes mesmo dos jogos começarem, foram confirmadas 19 pessoas infectadas com o coronavírus. Além dos dois identificados com a nova variante, também tinham 13 venezuelanos e quatro bolivianos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES