Hospital Albert Eistein tem novo salto de pacientes com Covid-19

Dados alertam para necessidade de manutenção de medidas de prevenção, diz instituição

Avalie a matéria:
Hospital Albert Eistein tem novo salto de pacientes internados com Covid-19 e renova alerta | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As internações por Covid-19 no Hospital Albert Einstein, em SP, deram um novo salto nesta semana, com um aumento de 66% em relação ao número de leitos ocupados entre setembro e o começo deste mês.

O boletim fechado na segunda (16) mostra que há 83 leitos ocupados por pacientes com diagnóstico confirmado para a Covid-19.

Da última semana de setembro ao dia 12 de novembro, a média de internações oscilou entre 50 e 55 pacientes infectados pelo SARS-Cov-2.

De acordo com o hospital, "os novos números são insuficientes para projetar qualquer evolução da pandemia no Brasil". Os dados, porém, "alertam para a necessidade da manutenção das medidas de prevenção: uso de máscaras em qualquer ambiente, fechado ou ao ar livre, respeitar o distanciamento social sempre, não participar de aglomerações e realizar a higienização das mãos com frequência".

A coluna revelou, na semana passada, que hospitais privados registravam aumentos preocupantes no número de pacientes infectados pelo novo coronavírus. E que também o setor público da capital teve um aumento nas internações.

O governador de São Paulo, João Doria, negou as informações. Na segunda (16), ele admitiu que elas subiram 18% no estado.

O salto é creditado ao comportamento das classes média e média alta, que têm relaxado nos cuidados, saindo para festas, encontros privados com amigos e restaurantes sem qualquer cuidado. E adotando o comportamento mais perigoso de todos: ficar perto das pessoas sem máscaras, o que facilita a transmissão do novo coronavírus.

Em uma carta distribuída a amigos, a infectologista Christina Gallafrio Novaes, do Hospital das Clínicas de São Paulo, fez um apelo dramático para que as pessoas voltem a intensificar os cuidados.

No texto, ela relatou que "as infecções por Covid têm aumentado na cidade de São Paulo entre as classes A e B nas últimas 3 semanas, e vários hospitais de que tenho informação ou vivência direta (Sírio, Oswaldo [Cruz], 9 de Julho, Samaritano, Santa Paula, São Luiz...) tiveram aumento significativo de atendimentos". Pelo menos dois deles, afirma a médica, "estão lotados".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES