Indicadores de mobilidade ajudam a prever mortes por Covid em SP

A análise foi realizada por pesquisadores de ciências atmosféricas que integram projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP

Indicadores de mobilidade ajudam a prever mortes por Covid em SP | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP – Estudo realizado por pesquisadores das universidades de São Paulo (USP), de Leeds (Reino Unido) e Harvard (Estados Unidos) sugere que indicadores de poluição e de mobilidade podem também ser usados para prever o aumento no número de casos e de mortes por COVID-19.

Em artigo divulgado na plataforma medRxiv, ainda sem a revisão dos pares, os autores relatam que até mesmo reduções discretas nos índices de mobilidade e de poluição observadas na cidade de São Paulo se refletiram em queda considerável no número de novas infecções e de óbitos nos dias seguintes.

“Mas é importante ressaltar que se trata de um estudo puramente matemático”, diz Edmilson Dias de Freitas, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e autor do estudo, que contou com apoio da FAPESP por meio de diversos projetos (15/03804-9, 16/18438-0 e 16/10557-0).

Indicadores de poluição e mobilidade ajudam a prever mortes por COVID-19- Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ao correlacionar os padrões de distanciamento social, dados epidemiológicos, de poluição e meteorológicos, autores calcularam que uma taxa de isolamento de 45,28% na capital está associada a 1.212 novos casos de COVID-19 e 44 novas mortes. Porém, quando se reduz a movimentação das pessoas, ou seja, o índice de isolamento aumenta para 50%, é possível reduzir o número de casos da doença para 438 e ainda evitar quase a metade dos óbitos.

A análise foi realizada por pesquisadores de ciências atmosféricas que integram projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP. O índice de isolamento social do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), foi acompanhado ao longo da pandemia por meio de dados não personalizados, fornecidos pelas operadoras de telefonia móvel. Além desse indicador, foi avaliado o índice de mobilidade residencial do Google.

A taxa de isolamento SIMI-SP de 45,28% é a mediana na cidade de São Paulo, índice que no estudo melhor se associou aos dados epidemiológicos da COVID-19 na cidade. No dia 16 de março de 2021, quando São Paulo entrou na fase mais restritiva e bateu o recorde de mortes por COVID-19, a taxa de isolamento foi de 42%.

“Além de encontrarmos associações estatísticas entre COVID-19 e o índice de isolamento, observamos também padrões de tempo bem demarcados. Isso quer dizer que, quando ocorreu aumento de mobilidade, pôde-se observar de quatro até nove dias depois um aumento de casos e, a partir de 18 dias, um aumento no número de mortes”, relata Sergio Ibarra-Espinosa, pesquisador do IAG-USP e autor principal do estudo.

Embora o estudo não tenha levado em conta fatores específicos da doença, os dados estão de acordo com o desenvolvimento da COVID-19. De modo geral, uma pessoa infectada pelo SARS-CoV-2 demora de quatro até nove dias para desenvolver os sintomas.

“Observam-se padrões muito claros, o que faz esse indicador importante para a formulação de políticas públicas. Da mesma forma que ele mostra que mais distanciamento social pode evitar mortes, o contrário também é verdadeiro. Quanto maior a movimentação na cidade, maiores serão os números de casos e de mortes por COVID-19, que foi o observado com o aumento da circulação de pessoas nas festas de fim de ano e outros feriados”, comenta Amanda Rehbein, bolsista da FAPESP no IAG-USP e coautora do estudo.

Pico de transmissão e potencial colapso

Os pesquisadores utilizaram dados coletados entre 27 de março de 2020 e 12 de março de 2021 (antes do pico da pandemia) e, portanto, o estudo não considera a possibilidade de saturação do sistema de saúde nem de qualquer medida em relação ao uso de máscaras, procedimentos de higiene ou auxílio financeiro para que a população permaneça em casa.

“Portanto, o impacto pode ser significativamente maior com a saturação do sistema de saúde e o comprometimento de tratamento adequado para todos os pacientes. Afinal, as relações observadas ao longo do período estudado não contaram com a falta de atendimento de emergência, sendo este um fator fundamental em relação ao número de óbitos”, afirma Freitas.

Os pesquisadores também observaram que um incremento de material particulado e ozônio na atmosfera esteve associado ao aumento de casos e mortes por COVID-19. “Não sabemos ainda o motivo dessa associação. Como se trata de uma doença respiratória pode ser que a poluição interfira no agravamento. Outra possibilidade é os índices de poluição serem indicadores de mobilidade, já que material particulado e ozônio estão associados à queima de combustível fóssil”, diz Freitas.

O artigo Association between COVID-19, mobility and environment in São Paulo, Brazil pode ser lido em www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.02.08.21250113v1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES