Jovens já são maioria na UTI e ventilação mecânica bate recorde

As taxas recordes, são da plataforma UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib)

Jovens ocupam mais leitos de UTIs desde o início da pandemia- | Jovens ocupam mais leitos de UTIs desde o início da pandemia- Foto: Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os jovens, pessoas com menos de 40 anos, pela primeira vez desde o começo da pandemia, agora são os que mais ocupam as Unidades de Terapia Intesivas (UTIs), no Brasil.

Subiu o número de pacientes graves com necessidade de ventilação mecânica e que não possui nenhuma comorbidade.

Segundo reportagem da Folha de SP, esses dados, com a mudança da faixa etária, começaram em março. 52,2% das internações nas UTIs do Brasil se deram para pessoas até 40 anos; e o total de pacientes que necessitaram de ventilação mecânica atingiu 58,1%. As taxas recordes, são da plataforma UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib)

Quem foi submetido a aparelhos  de ventilação houve salto de quase 40% em relação ao patamar do final do ano passado.

 Entre setembro de 2020 e fevereiro deste ano, o total de internados em UTIs variou entre 42% e 48%. Já os pacientes graves sem comorbidades que agora acabam na UTI são praticamente 1/3 do total —até fevereiro os doentes graves sem condições adversas prévias eram 1/4 dos casos.

Jovens ocupam mais leitos de UTIs desde o início da pandemia- Foto: Agência Brasil

O novo marco da epidemia no Brasil sugere pelo menos três conclusões, segundo Ederlon Rezende, coordenador da plataforma UTIs Brasileiras e expresidente da Amib: 1) as novas variantes do vírus; 2) a falta de cuidado de parcelas da população pode estar afetando sobretudo os mais jovens e 3) a imunização dos mais velhos tem ajudado a conter os casos graves entre os idosos.

Segundo a pesquisa, antes de os jovens serem a maioria dos internados nas UTIs em março, entre dezembro de 2020 e fevereiro último os até 40 anos representavam 44,5% do total —percentual quase idêntico ao de setembro a novembro. De lá para cá, o aumento das internações nessa faixa mais jovem foi de 16,5%. 

Como a imensa maioria dos brasileiros tem menos de 40 anos, o incremento, embora possa parecer modesto, engloba milhões de pessoas. A tendência sugere ainda que há espaço para um agravamento da situação. 

No mesmo período de comparação (e na contramão), as internações de pessoas acima de 80 anos despencaram 42%. Elas representam agora apenas 7,8% do total, pouco mais da metade do que vinha sendo registrado anteriormente. 

Na faixa de idades intermediárias, as internações em UTI permaneceram mais ou menos no mesmo patamar, somando cerca de 40% do total. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES