Líderes do G20 preveem 70% da população mundial vacinada até metade de 2022

Nesta sexta-feira, no mesmo sentido, a Cruz Vermelha e a Organização das Nações Unidas (ONU) voltaram a fazer um apelo para que o G20 ajude a impulsionar a distribuição igualitária das vacinas no mundo.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O rascunho da declaração final da cúpula do G20, que será realizada entre os dias 30 e 31 de outubro em Roma, deve prever o compromisso de vacinação de 70% da população mundial até a metade de 2022, conforme os documentos que a ANSA teve acesso nesta sexta-feira (29).

"Para ajudar a atingir os objetivos globais de vacinar ao menos 40% da população de todos os países até o fim de 2021, e 70% até a metade de 2022 [...] o G20 tomará iniciativas para acelerar o fornecimento de vacinas e produtos médicos essenciais, com a remoção de vínculos financeiros", diz um trecho do texto.

Vacinação contra a Covid-19 (Foto: reprodução)

Um dos pontos mais discutidos é se a meta deste ano será mantida, já que "há pouco tempo à disposição". Mas, os representantes afirmam que o texto trará que a meta de 2022 deve ser aplicada a todos os países, independente de sua condição de riqueza, e não como uma "média global".

De qualquer maneira, fontes do Ministério da Saúde da Itália ressaltam que o texto já é um avanço do que havia sido previsto no ano passado, quando o percentual discutido era menor e focado mais nos países mais ricos.

O tema da aceleração da vacinação contra a Covid-19 no mundo vem sendo bastante citado por organizações mundiais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), que critica que os países mais pobres do mundo têm baixíssimos índices de imunização - o oposto dos mais ricos.

Nesta sexta-feira, no mesmo sentido, a Cruz Vermelha e a Organização das Nações Unidas (ONU) voltaram a fazer um apelo para que o G20 ajude a impulsionar a distribuição igualitária das vacinas no mundo.

"Por conta da abertura do G20, e unidos à ONU, nós queremos lançar um forte apelo da humanidade aos líderes de todo o mundo. A distribuição justa as vacinas é uma prioridade política, moral e econômica que, até agora, foi amplamente esquecida. Chegou o momento de agir", disse o presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha (IFRC) e da Cruz Vermelha Italiana, Francesco Rocca.

Segundo os dados atualizados do portal Our World in Data, que acompanha a imunização em tempo real no mundo, apenas 3,3% da população dos países de baixa renda receberam ao menos uma dose das vacinas disponíveis contra o coronavírus Sars-CoV-2.

Puxados pelos números dos países ricos, o site destaca que 49,1% da população mundial já recebeu ao menos uma dose das fórmulas disponíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES