Mais da metade das crianças de Teresina já se vacinaram contra a covid-19

O número corresponde a 52% da população total de crianças na faixa etária contemplada pela campanha, que é de 90.734 pessoas

vacina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais da metade dos teresinenses com idade entre 5 e 11 anos já tomaram sua primeira dose da vacina contra a covid-19. É o que mostra o último relatório divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que aponta um total de 47.398 crianças imunizadas até o dia 25 de fevereiro.

Mais de 50% das crianças entre 5 e 11 anos já foram vacinadas contra a covid em Teresina - Foto: Divulgação

O número corresponde a 52% da população total de crianças na faixa etária contemplada pela campanha, que é de 90.734 pessoas. Além da vacinação regular, feita por agendamento, a FMS está promovendo ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona Rural, facilitando o acesso para aquelas que moram em áreas mais remotas e com difícil acesso à internet. Nessas regiões, um total de 2.067 doses já foram aplicadas.

A FMS também está iniciando, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), a vacinação nas escolas do município. O objetivo da ação é facilitar o acesso à vacina. “As escolas são locais com muita concentração de crianças. Então, estamos dando mais uma alternativa para os pais que não puderam levar ou não tiveram acesso por qualquer motivo”, conta a diretora de Atenção Básica da FMS, Nádia Spíndola.

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, convida os pais e mães de Teresina a continuar levando seus filhos e garantir a sua imunização. “É uma vacina que já foi testada no mundo inteiro, então não tenham medo. A vacina, às vezes, pode causar uma dor no local da aplicação ou uma pequena febre, mas o corpo clínico da FMS está atento. É seguro, vacinem as crianças”, afirma o presidente.

Ele ressalta que os números mais recentes de casos de Covid-19, síndromes gripais e eventuais complicações têm demonstrado o efeito da vacina sobre a população. “A vacinação intensa em todo o mundo reduz muito o risco de pacientes com complicações. Em Teresina, por exemplo, nós tivemos um pico muito grande de casos nos meses de janeiro e fevereiro, mas ainda assim não tivemos aquela grande demanda por leitos como tivemos nos outros picos. Isso mostra que a vacinação teve sua eficácia”, diz Gilberto Albuquerque.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES