Mais de 77 mil piauienses não voltaram para tomar a segunda dose

No Piauí, a vacina com mais pessoas atrasadas é a AstraZeneca com 43.810 faltantes

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A FioCruz liberou, nesta semana, dados sobre o atraso na segunda dose de vacinas da Covid-19 pelo Brasil. O painel mostra que o país apresenta uma taxa de 11% de pessoas que não voltaram para completar o esquema vacinal. 

Neste painel, o Piauí encontra-se com 7,1%, são 3% a menos que a média nacional, porém 77.909 piauienses ainda não retornaram aos serviços de saúde para tomar a sua segunda dose. 

Fiocruz alerta que mais de 77 mil piauienses não voltaram para tomar a segunda dose (Foto: Divulgação)

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, faz um alerta a esta parcela de piauienses que ainda não fecharam o seu esquema vacinal. 

“Os números da FioCruz, que colocam o estado entre os que menos têm população com a segunda dose atrasada é a demonstração dos esforços integrados do Governo do Piauí, Sesapi e municípios para vacinar nosso povo. Entretanto, é de suma importância que a população retorne aos postos de saúde e tomem a sua segunda dose”, disse o gestor. 

No Piauí, a vacina com mais pessoas atrasadas é a AstraZeneca com 43.810 faltantes, em seguida está os que tomaram a CoronaVac, apresentando 31.752 atrasados e por último as pessoas que receberam a dose de Pfizer, faltando 3.342.

“Lembramos que esse atraso pode comprometer seriamente a efetividade das vacinas, por isso pedimos que os mais de 77 mil piauienses voltem e completem seu esquema vacinal”, destaca o superintendente de Atenção Primária e à Saúde, Herlon Guimarães. 

Na análise dos números pela FioCruz  foram consideradas as pessoas em atraso de vacinação,  aquelas que ainda não tomaram a 2ª dose da vacina após 14 dias do prazo previsto, considerados apenas os indivíduos que tomaram a 1ª dose e que ainda não tomaram a 2ª dose da vacina conta a Covid-19. Foi calculada uma data limite na qual os indivíduos deveriam ter comparecido para tomar a 2ª dose, para AstraZeneca e Pfizer foram considerados 84 dias de intervalo e para Coronavac 28 dias. 

Os dados apresentados pela FioCruz foram retirados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Vacinação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES