mais

Mais de 87% das cidades do Piauí já iniciaram a vacinação de adolescentes

A imunização destes jovens foi iniciada no Piauí com a utilização da reserva técnica da Sesapi, antes mesmo do Ministério da Saúde enviar as doses para esse público específico.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nesta sexta-feira (22), apontou que 195 municípios do Piauí já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. O número representa 87.05% das 224 cidades do Estado. As informações foram cadastradas pelas equipes municipais no SI-PNI, Sistema de Informações do PNI que centraliza as dados da vacinação no Brasil. 

A imunização destes jovens foi iniciada no Piauí com a utilização da reserva técnica da Sesapi, antes mesmo do Ministério da Saúde enviar as doses para esse público específico. "Essa foi uma decisão do Governo do Estado de começar a imunizar a juventude antes mesmo da decisão do Governo Federal", destaca o secretário Florentino Neto. "Uma prova de respeito do Governo do Piauí para com o nosso povo", acrescenta.

Segundo os dados do Vacinômetro Nacional, o Estado já registrou 78.403 doses aplicadas em adolescentes. "Precisamos parabenizar esses profissionais de saúde e todas as 224 equipes municipais que fazem a vacinação acontecer de domingo a domingo. O Estado tem avançado na vacinação de forma qualitativa", afirma o secretário de Estado da Saúde.

Secretário de Saúde lembra que o Piauí adquiriu  500 mil doses da Coronavac para agilizar a vacinação - Foto: CcomSecretário de Saúde lembra que o Piauí adquiriu  500 mil doses da Coronavac para agilizar a vacinação - Foto: Ccom

Até agora, o Piauí recebeu quatro remessas de imunizantes para a população de 12 a 17 anos, somando 111.900 imunizantes da Pfizer/BioNTech, única autorizada pela Anvisa para vacinação dos jovens. As vacinas enviadas contemplam os grupos com deficiência permanente, grávidas e puérperas, adolescentes privados de liberdade e aqueles sem comorbidades.

A Sesapi tem atuado fortemente na requisição de mais doses para o avanço da vacinação em adolescentes no Piauí. "Através do Conselho de Secretários de Saúde tratamos com o Programa Estadual de Imunização a inclusão dos jovens de 12 a 17 anos na lista do público vacinável", destaca Florentino. Ele lembra que desde o início o governador Wellington Dias, através do Consórcio Nordeste, trabalhou fortemente para que as crianças e adolescentes fossem incluídos na vacinação.

 “A responsabilidade pela compra e distribuição das doses aos estados é do Ministério da Saúde. O Governo do Estado tem feito sua parte em solicitar constantemente o envio de mais vacinas para o Piauí e tão logo chegam ao Estado, já são descentralizadas para as Regionais e posteriormente aos municípios”, explicou Florentino Neto. O gestor lembra que o Piauí adquiriu 500 mil doses do imunizante Coronavac para acelerar ainda mais a vacinação no estado. “Essas doses estão sendo utilizadas na vacinação dos grupos de 18 a 59 anos”, destaca.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail