Ministério da Saúde admite que campanha de vacinação pode parar

Élcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde, disse a embaixador que vacinação é a principal estratégia para conter variante P.1 e pede que seja avaliada a possibilidade de entrega das doses ainda no primeiro semestre de 2021.

Funcionário inspeciona doses no Instituto de Produtos Biológicos de Pequim, que desenvolve o imunizante com a Sinopharm — Foto: Zhang Yuwei/Xinhua via AP/Arquivo | Funcionário inspeciona doses no Instituto de Produtos Biológicos de Pequim, que desenvolve o imunizante com a Sinopharm — Foto: Zhang Yuwei/Xinhua via AP/Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde enviou carta ao embaixador da China na segunda-feira (8) na qual cita o risco de a falta de doses interromper a vacinação contra a Covid-19 e, por isso, pede ajuda para "averiguar" se a farmacêutica Sinopharm tem a disponibilidade de 30 milhões de doses para fornecer ao Brasil. Do G1.

A vacina da Sinopharm, batizada de BBIBP-CorV, não está entre as doses negociadas ou em sondagem já anunciadas pelo Ministério da Saúde (veja cronograma e fornecedores abaixo).

Funcionário inspeciona doses no Instituto de Produtos Biológicos de Pequim, que desenvolve o imunizante com a Sinopharm — Foto: Zhang Yuwei/Xinhua via AP/Arquivo

Em dezembro a empresa anunciou que o imunizante tem 79,3% de eficácia. A vacina da Sinopharm é do tipo que é denominada "inativada", que utiliza o método clássico e recorre a um vírus "morto" para gerar uma reação imunológica.

Atualmente, o Brasil contra com outra vacina desenvolvida na China em sua campanha de vacinação contra a Covid-19: é a CoronaVac, da Sinovac, que foi trazida ao país após acordo do governo de São Paulo por meio do Instituto Butantan.

A carta com o pedido de ajuda na negociação com o potencial fornecedor foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, e enviada ao embaixador Yang Wanming. Em cinco pontos, Élcio cita o impacto da variante P.1, defende a vacinação como principal estratégia e faz o pedido de ajuda para o fornecimento de doses.

"A campanha nacional de imunização, contudo, corre risco de ser interrompida por falta de doses, dada a escassez da oferta internacional. Por conta disso, o Ministério da Saúde vem buscando estabelecer contato com novos fornecedores, em especial a Sinopharm, cuja vacina é de comprovada eficácia contra a Covid-19" - Élcio Franco, secretário-executivo

Doses em negociação ou potenciais fornecedores

Atualmente, de acordo com o mais recente cronograma do ministério da Saúde, a lista de fornecedores já fechados ou em negociação é a seguinte:

Vacina de Oxford - Acordo para recebimento de 112 milhões até julho. Entre elas, 4 milhões já foram entregues. Além disso, há previsão de 110 milhões de doses a partir do segundo semestre com produção 100% nacional na Fiocruz.

CoronaVac - Acordo para recebimento de 100 milhões, sendo que 15,5 milhões já foram entregues.

Covax Facility - Acordo para recebimento de 42,5 milhões de doses.

Covaxin - Acordo para recebimento de 20 milhões de doses

Sputnik - Em negociação para compra de 10 milhões de doses

Pfizer/BioNTech - Em negociação para compra de 100 milhões de doses

Janssen - Em negociação para compra de 38 milhões de doses

Moderna - Em negociação para compra de 13 milhões de doses

Se concretizadas todas as compras anunciadas ou em negociação, o Brasil teria cerca de 545 milhões de doses, o que seria suficiente para 253 milhões de pessoas. Entretanto, o desafio do Ministério da Saúde é concluir os acordos e garantir que as entregas ocorram o mais breve possível. No cenário internacional, diversos países, incluindo aqueles que integram a União Europeia, enfrentam atrasos nas entregas das doses já negociadas.

Histórico de conflitos

O documento obtido pela TV Globo foi enviado ao embaixador da China no Brasil Yang Wanming, com quem integrantes do governo brasileiro e da família do presidente Jair Bolsonaro já protagonizaram conflitos.

Em outubro, Bolsonaro afirmou: "Não compraremos a vacina da China", desautorizando o ministro Eduardo Pazuello, que havia negociado a aquisição de 46 milhões de doses da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o instituto Butantan, de São Paulo.

Em março, um dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), culpou a China pela disseminação do coronavírus. Na ocasião, a embaixada chinesa reagiu ao responder ao deputado: "As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental que está infectando a amizade entre os nossos povos", publicou a embaixada em uma rede social.

Em novembro, Eduardo Bolsonaro hostilizou a China devido à tecnologia 5G, a internet móvel de quinta geração, cujo leilão está previsto para este ano. O filho do presidente escreveu em uma rede social (e depois apagou): “Aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”. A embaixada da China repudiou.

Carta ao embaixador da China

Veja abaixo a íntegra da carta:

"Assunto: Sinopharm - fornecimento de doses da vacina BBIBP-CorV.

Senhor Embaixador,

1. O Brasil enfrenta, hoje, nova variante do coronavírus, conhecida como P1, que se vem mostrando infecciosa e capaz de evoluir em quadro clínico grave com rapidez. O Ministério da Saúde está ciente da importância de conter essa cepa e de impedir que se espalhe pelo mundo, recrudescendo a pandemia.

2. A principal estratégia brasileira para conter a pandemia e, em particular, essa variante P1 é intensificar a vacinação. Até a presente data, já foram vacinadas mais de 9 milhões de pessoas.

3. A campanha nacional de imunização, contudo, corre risco de ser interrompida por falta de doses, dada a escassez da oferta internacional. Por conta disso, o Ministério da Saúde vem buscando estabelecer contato com novos fornecedores, em especial a Sinopharm, cuja vacina é de comprovada eficácia contra a Covid-19.

4. Nesse contexto, muito agradeceria os bons ofícios de Vossa Excelência para averiguar a possibilidade de a Sinopharm fornecer 30 milhões de doses da vacina BBIBP-CorV, em cronograma e preço a serem acordados, se possível, ainda para o primeiro semestre de 2021, com possibilidade de quantidades adicionais para o segundo semestre deste ano.

5. O Ministério da Saúde agradece toda atenção e auxílio que a Embaixada da República Popular da China no Brasil e a Sinopharm puderem oferecer ao Brasil neste momento, para aumentar a oferta de imunizantes no âmbito do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação Contra a Covid-19.

Respeitosamente,

ANTÔNIO ELCIO FRANCO FILHO

Secretário-Executivo"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES